Abordagem da Disciplina de PNE nos Currículos de Odontologia das Instituições de Ensino Superior do Nordeste do Brasil

Autores

  • Susana Mairlla de Sousa Martins
  • Clenia Emanuela de Sousa Andrade
  • Gersica Thais Santos de Andrade
  • Gustavo Gomes Agripino
  • Naiana Braga da Silva
  • Andréia Medeiros Rodrigues Cardoso

Palavras-chave:

Deficiência. Instituições de Ensino Superior. Odontologia.

Resumo

Introdução: Pacientes com necessidades especiais (PNE) necessitam de atendimento especializado e os profissionais de saúde precisam ter esse conhecimento ainda na graduação. Com isso, é de considerável importância existir a disciplina de PNE nos cursos de Odontologia. Objetivo: Apresentar o panorama da abordagem da disciplina de PNE nos currículos dos cursos de Odontologia, no Nordeste do Brasil. Metodologia: Este estudo é do tipo documental quantitativo com análise descritiva onde por meio de uma busca realizada na internet no site do MEC e das 101 Instituições de Ensino Superior (IES) com o curso de odontologia no Nordeste, onde no site de todas as IES cadastradas foi buscado suas grades curriculares e ementas e analisadas de forma quantitativa. As instituições foram avaliadas sobre: a presença ou ausência de disciplina exclusiva para PNE apresentado em seu currículo; a forma de oferta; e as disciplinas afins. Resultados: A maior parte dos currículos das instituições estava disponível para acesso livre. Verificou-se que 75,2% das IES do Nordeste disponibilizam matriz e/ou ementa via internet. Observou-se que dos currículos disponíveis,44,7% das instituições apresentam componente específico de PNE. Desta parcela, 91,1% ofereciam-na como obrigatória e 8,8% como eletivas e 21% das IES com matriz/ementa disponível apresentam disciplinas afins. Conclusões: Menos da metade das IES do Nordeste brasileiro oferecem uma disciplina no curso de Odontologia exclusiva para PNE e m relação ao modo de ofertar o componente, predominou o obrigatório.

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Publicado

2018-10-31

Edição

Seção

Pesquisa