Análise da produção e satisfação dos usuários nos CEO da Paraíba

Autores

  • Amanda de Oliveira Pereira
  • Thiago Lucas da Silva Pereira
  • Wilton Wilney Nascimento Padilha

Resumo

Introdução: Dados de monitoramento de produção e de satisfação do usuário são meios de se conhecer o nível de atendimento das necessidades de saúde bucal. Objetivo: Conhecer o perfil da produção especializada em odontologia na Paraíba e verificar a relação com a satisfação dos usuários. Metodologia: Estudo transversal de abordagem indutiva, procedimento estatístico-comparativo e técnica de documentação indireta. No Sistema de Informação Ambulatorial (SIA/SUS), identificou-se a produção dos Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) da Paraíba (N=78) em 2016. Foram retirados da plataforma DABSAUDE, os dados referentes à terceira fase do PMAQ-CEO(N=53), analisando a satisfação do usuário(n=530). Foram excluídos os CEO não cadastrados no PMAQ-CEO (N=25). A produção foi analisada de acordo com a Portaria 1.464 do Ministério da Saúde, que regulamenta a quantidade e o tipo de procedimentos realizados. Foi analisada a satisfação de 10 usuários por CEO a partir das médias das notas das avaliações, que iam de 1 (muito bom) a 5 (muito ruim). A análise foi descritiva e analítica, utilizando o teste de correlação de Spearman com as variáveis de produção total e nível de satisfação, foram descritos a produção por especialidade e por tipo de CEO. Resultados: O cumprimento de metas é mais efetivo nos CEO tipo 3 nas especialidades de cirurgia oral e procedimentos em PNE, no tipo 2 em periodontia e no tipo 1 em endodontia. Conclusão: Não há correlação entre o número de procedimentos realizados e a satisfação do usuário. O número de procedimentos realizados nos três tipos de CEO não atinge a meta proposta.

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Publicado

2019-05-28

Edição

Seção

Pesquisa