15-24 Condutas odontológicas nas Atenções Básica e Secundária dos municípios de Pilar e Mamanguape em 2019

Autores

  • Thiago Lucas da Silva Pereira
  • Gabriela de Nazaré Wanderley Lira
  • Wilton Wilney Nascimento Padilha

Resumo

Introdução: A Atenção Básica (AB) é a porta de entrada para os usuários do serviço público, os Centros de Especialidades Odontológicas (CEO), que compõem a atenção secundária em saúde bucal foram criados com o intuito de integralizar o atendimento. Objetivo: Analisar as condutas/desfechos do serviço odontológico na atenção básica, o atendimento na atenção secundária e a dinâmica interacional entre os dois níveis de atenção à saúde nas cidades de Pilar e Mamanguape Metodologia: Estudo censitário, transversal com abordagem indutiva, procedimento descritivo e técnica de documentação indireta. Utilizou-se dados referentes aos itens do eixo conduta/desfecho da ficha de atendimento odontológico individual das 23 Unidades Básicas de Saúde (UBS) e a produção dos 2 CEO em Atendimento à PNE, Cirurgia Oral, Endodontia e Periodontia nas cidades de Pilar e Mamanguape em 2019. Resultados: Em Pilar, o serviço odontológico na AB registrou 4674 consultas de retorno, 2031 conclusões de tratamento e 418 encaminhamentos para o CEO, a atenção secundária produziu 4767 procedimentos nas quatro especialidades mínimas obrigatórias. Em Mamanguape, a AB realizou 12805 consultas de retorno, 1398 conclusões de tratamento e 856 encaminhamentos para o CEO. A produção do CEO foi de 3561 procedimentos nas quatro especialidades. Conclusão: Nas duas cidades, o serviço odontológico na AB teve como principal desfecho a consulta de retorno e como conduta majoritaria, o encaminhamento para Cirurgia Oral. Os CEO supriram mais que a demanda de encaminhamentos das UBS, exceto na especialidade de Endodontia em alguns meses de 2019. A interação atenção básica-atenção secundária se mostrou majoritariamente efetiva.

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