Percepções docentes sobre integração ensino-serviço na formação profissional na área da Saúde
Resumo
Introdução: A integração ensino-serviço relaciona-se com o trabalho coletivo envolvendo estudantes e professores dos cursos da área da saúde com trabalhadores que compõem as equipes dos serviços, fomentando atenção integral centrada no usuário. Objetivo: Avaliar a percepção de coordenadores de curso sobre a integração ensino-serviço na grande área da saúde da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Metodologia: Estudo descritivo, com abordagem qualitativa por meio de entrevista com roteiro semiestruturado a partir de instrumento validado e aplicado a 11 coordenadores dos cursos de: Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Nutrição, Odontologia, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, Serviço Social e Psicologia. Os dados foram analisados sob a análise temática de conteúdo, sendo os resultados sistematizados nas categorias: Atividades de Estágio e Vivência no SUS. Resultados: Evidenciou-se a importância das vivências e da preceptoria nos campos de estágios para a integração ensino-serviço-comunidade, destacando-se a forma como estão organizados os estágios nos cursos, contribuindo assim para a mudança no processo formativo em saúde. Conclusão: Os coordenadores compreendem a integração ensino-serviço como potencial estratégia colaboradora do processo de mudança de práticas na formação em saúde, apesar das dificuldades encontradas em alguns cursos.