Cultura e lazer como intercessão para bem-estar: Relato de experiência do projeto diastema
Resumo
Introdução: Na academia, os estudos, a rotina massante e a pressão que recai sobre os estudantes podem levar ao surgimento de transtornos que impactam sua saúde mental e no rendimento escolar. Relato de Experiência: O projeto Diastema foi idealizado pelos discentes e tutora docente, integrantes do Programa de Educação Tutorial (PET) Odontologia no Vale, com o intuito de minimizar a ansiedade e estresse da comunidade acadêmica do curso de Odontologia da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) através de atividades integrativas, culturais e de lazer. O propósito deste relato de experiência foi reportar ações e atividades realizadas pelo grupo no projeto e sua repercussão. Diastema teve seu funcionamento durante o período pandêmico de 2020 a 2021 e realizou minicursos, mesas redondas, jogos, rodas de conversa com psicólogas e lives musicais, todos no formato online, sempre visando o bem-estar e interação, mesmo a distância, com a comunidade acadêmica. Embora o objetivo fosse abordar a comunidade interna da UFVJM, a modalidade virtual permitiu participações externas, ampliando o alcance das ações e a interação entre acadêmicos de todo o país. Ao final de cada atividade, foram disponbilizados questionários de satisfação aos participantes, obtendo respostas positivas com grande frequência. Comentários: Os feedbacks permitiram concluir que o projeto impactou positivamente na vida dos estudantes, assim como na dos organizadores, palestrantes e outros convidados, contribuindo para a aproximação social em um momento de isolamento. Além disso, destaca-se a importância do papel da universidade na preocupação com a saúde mental dos graduandos.