Ensino remoto: do distanciamento social à promoção de saúde bucal em crianças e adolescentes - Relato de experiência
Resumo
Introdução: Com a pandemia do covid-19 e o distanciamento social aconteceram mudanças nos hábitos higiênicos e alimentares das crianças e adolescentes. A prevenção e educação em saúde são ferramentas importantes para melhora da saúde bucal nesse período; e o ambiente escolar, o local mais propício para divulgação desse conhecimento. Relato de Experiência: A unidade curricular Estágio Supervisionado Ações Coletivas em Crianças e Adolescentes visa promover a saúde de escolares através de ações educativo-preventivas, sendo realizadas em escolas de público infanto-juvenil. Com a pandemia e o ensino remoto houve a necessidade de adaptação das atividades, sendo todas realizadas remotamente. Este relato trata-se da experiência de um discente que realizou a unidade curricular em três escolas, com 554 alunos, na faixa etária de 2 a 15 anos, matriculados desde o maternal/pré-escola até o ensino fundamental II. Foram realizadas atividades como: reuniões multiprofissionais, criação de plano de escovação supervisionada, apostila lúdica de educação em saúde bucal, distribuição de kits de higiene bucal e capacitação dos professores e funcionários das escolas sobre saúde bucal. Comentários: As atividades realizadas surgiram da necessidade de inserir o acadêmico no ambiente escolar, trabalhando prevenção e educação em saúde bucal para crianças e adolescentes. Mesmo com o ensino remoto e distanciamento social, o discente conseguiu desenvolver bem todas as atividades propostas, além de conseguir acompanhar os alunos nesse momento que ficaram mais expostos ao risco de desenvolver doenças bucais. Portanto, a prevenção e educação em saúde bucal são de grande importância para promoção do autocuidado do público infanto-juvenil.