Análise da satisfação de usuários dos serviços de saúde bucal do Sistema Único de Saúde no município de João Pessoa
Resumo
Objetivo: este artigo tem como objetivo analisar os principais fatores de satisfação e percepção de usuários dos serviços de saúde bucal do Sistema Único de Saúde no município de João Pessoa. Metodologia: estudo tipo corte transversal, com técnica de documentação indireta baseado em dados secundários, coletados no banco de dados do 3º Ciclo do PMAQ-AB em fevereiro de 2022, 753 usuários em 98 Unidades da Atenção Básica do município de João Pessoa. Para cada pergunta foi calculada a porcentagem de respostas positivas dos usuários em relação ao total de respostas por Unidade e atribuídas o escore: RUIM quando < 30%; REGULAR quando >= 30 e < 60%; BOM quando >= 60 e < 80%; ÓTIMO quando >=80%. Resultados: Para a análise de percepção do usuário para a pergunta “O(A) senhor(a) percebeu melhorias na estrutura física, nos móveis ou nos equipamentos desta Unidade Básica de Saúde/Posto de Saúde nos últimos anos?” e “O(A) senhor(a) percebeu melhorias no atendimento desta Unidade Básica de Saúde/Posto de Saúde nos últimos anos?” predominaram os escores, respectivamente REGULAR 29,72% e ÓTIMO 30,27%. Para perguntas de satisfação “Se o(a) senhor(a) pudesse, mudaria de equipe ou unidade de saúde?” e “O(A) senhor(a) recomendaria esta unidade de saúde para um amigo ou familiar?” mostraram ambos com destaque ÓTIMO (50,27% e 47,56%). Conclusão: a satisfação e percepção de usuários dos serviços de saúde bucal do Sistema Único de Saúde no município de João Pessoa está relacionada, principalmente, ao vínculo e cuidado oferecido pelas equipes de profissionais da Atenção Básica.