SALVADOR DE MENDONÇA E A REORIENTAÇÃO DA POLÍTICA EXTERNA BRASILEIRA NO SÉCULO XIX: UMA ANÁLISE DE SUA ATUAÇÃO E O CRESCENTE ALI-NHAMENTO DA POLÍTICA EXTERNA BRASILEIRA AO SUBSISTEMA ESTADUNIDENSE DE PODER.

Autores

  • Marcelo Abreu Pimenta

Resumo

O artigo demonstra a importância de Salvador de Mendonça -  representante brasileiro nos Estados Unidos da América - para a reorientação da política externa brasileira. Ele atuou em Washington entre os anos de 1875 e 1898, momento no qual a política externa do país passava por uma reestruturação, uma vez que o Brasil abandonava seu tradicional alinhamento com os países europeus para se alinhar com o país que seria, futuramente, a maior potência econômica e militar do planeta: os Estados Unidos da América. Mendonça foi um dos responsáveis pelo início de uma nova era na política externa brasileira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

27.12.2013

Como Citar

Pimenta, M. A. (2013). SALVADOR DE MENDONÇA E A REORIENTAÇÃO DA POLÍTICA EXTERNA BRASILEIRA NO SÉCULO XIX: UMA ANÁLISE DE SUA ATUAÇÃO E O CRESCENTE ALI-NHAMENTO DA POLÍTICA EXTERNA BRASILEIRA AO SUBSISTEMA ESTADUNIDENSE DE PODER. Revista De Iniciação Científica Em Relações Internacionais, 1(1), 68–90. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/ricri/article/view/17744

Edição

Seção

Artigos