O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word (.doc ou .docx).
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Ao submeter originais a este periódico, o autor está automaticamente concordando com as diretrizes editoriais da Revista Literalmente e, além disso, cedendo os direitos autorais relativos aos trabalhos publicados, mantendo para si os créditos da propriedade intelectual e/ou cultural.

Diretrizes para Autores

OBSERVAÇÕES IMPORTANTES:

➤ Os trabalhos submetidos à Revista LiteralMENTE não serão considerados para avaliação e posterior publicação caso estejam em desacordo com as normas e prazos estabelecidos nesta página.

➤ O conteúdo dos trabalhos submetidos e publicados pela Revista LiteralMENTE é de inteira responsabilidade dos respectivos autores, cabendo-lhes, dessa forma, tanto os devidos elogios, como as possíveis consequências.  

➤ A submissão de um ou mais trabalhos à Revista LiteralMENTE não constitui garantia de publicação.

 

DIRETRIZES PARA SUBMISSÃO DE ARTIGOS

A Revista LiteralMENTE é uma publicação do Grupo de Pesquisa Literatura, Gênero e Psicanálise da Universidade Federal da Paraíba (LIGEPSI - UFPB), cujo propósito é o de divulgar pesquisas que contemplem a interlocução da Literatura, do Cinema, das Artes Plásticas e da Música com a Psicanálise, com a Psicologia Analítica e com a Psicopatologia, de forma a vislumbrar nas manifestações artísticas o processo de subjetivação do ser humano, o mal-estar inerente à sua constituição e os reflexos do seu itinerário na cultura;

✎ O sistema de submissões aplica a avaliação cega pelos pares. Por essa razão, o(s) nome(s) do(s) autor(es), a afiliação institucional, titulação e e-mails de cada autor não devem constar identificados no trabalho;

✎ Podem submeter trabalhos professores doutores. Quando em coautoria, também são estimuladas as contribuições de doutorandos, mestres, mestrandos, graduados e graduandos, desde que envolvam a participação de, pelo menos, um autor com título de doutor; 

✎ As constribuições submetidas devem ser inéditas, originais e não devem estar sendo avaliadas para publicação por outra revista; 

✎ Os trabalhos submetidos devem estar em formato .doc ou .docx

✎ Extensão: mínimo de 10 e máximo de 20 laudas, incluindo referências e possíveis anexos.

 

NORMATIZAÇÃO

Os originais encaminhados devem seguir as normas vigentes da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT):

✎ NBR 6022 - Apresentação de artigos de publicações periódicas;

✎ NBR 6024 - Numeração progressiva das seções de um documento;

✎ NBR 6028 - Resumos;

✎ NBR 10520 - Apresentação de citações em documentos;

✎ NBR 6023 - Referências bibliográficas.

 

FORMATAÇÃO GERAL DOS TRABALHOS 

✎ Dimensões do papel em A4 (210 x 297 mm);

✎ Margens: superior = 3,0 cm; inferior = 2,0 cm; esquerda = 2,5 cm; direita = 2,5 cm;

✎ Tamanho máximo do documento: 5.000 KB (5MB);

✎ Alinhamento: Justificado (exceto referências, conforme ABNT NBR 6023);

✎ Idioma padrão: Português brasileiro (de acordo com o Novo Acordo Ortográfico de 1990);

✎ Epígrafes são opcionais e podem ser inseridas nas primeiras linhas da seção de introdução;

✎ Agradecimentos são opcionais e podem ser mencionados entre as conclusões e as referências.

✎ As páginas não devem ser numeradas;

✎ As notas de rodapé só devem ser usadas quando extremamente necessário, para informações complementares ao texto. Elas devem ser inseridas no final da página correspondente, em fonte Times New Roman, tamanho 10, espaçamento simples, sem recuos e sem saltos entre elas, e com alinhamento justificado;

 

TÍTULO DO TRABALHO

✎ O título do trabalho deve ser apresentado já na primeira linha do documento, centralizado, em maiúsculas e negrito, fonte  tamanho 12, seguido de uma linha em branco e da sua tradução em língua inglesa na mesma formatação.

 

RESUMO E PALAVRAS-CHAVE

✎ O resumo deve constar após uma linha em branco abaixo do título;

✎ As palavras-chave devem constar após uma linha em branco abaixo do resumo; 

✎ Fonte: Times New Roman, tamanho 11;

✎ Espaçamento entre linhas: simples, sem recuo;

✎ As palavras Resumo e Palavras-chave devem estar com a primeira letra em maiúscula, negrito, alinhamento justificado e sucedidas por dois pontos;

✎ Número de palavras: mínimo de 100 e máximo de 200;

✎ Incluir até cinco palavras-chaves, com a primeira letra de cada uma em maiúscula, separadas por ponto e vírgula, preferencialmente de acordo com o Tesauro Brasileiro de Ciência da Informação (IBICT), resguardado o uso de termos específicos de cada área caso não sejam contemplados pelo tesauro. 

 

ABSTRACT E KEYWORDS

✎ O abstrac (resumo em língua inglesa) deve constar após uma linha em branco abaixo das palavras-chave;

✎ As keywords (palavras-chave) devem constar após uma linha em branco abaixo do abstract;

✎ Fonte: Times New Roman, tamanho 11;

✎ Espaçamento entre linhas: simples, sem recuo;

✎ As palavras Abstract e Keywords devem estar com a primeira letra em maiúscula, negrito, alinhamento justificado e sucedidas por dois pontos;

✎ Número de palavras: mínimo de 100 e máximo de 200;

✎ O abstract e as keywords devem ser revisados para que estejam de acordo com os textos correspondentes em língua portuguesa;

 

CORPO DO TEXTO

✎ Fonte: Times New Roman, tamanho 12;

✎ Espaçamento do corpo do texto: 1,5 cm entre linhas, sem espaçamento antes ou depois entre parágrafos, com recuo padrão de 1,25 cm no início de cada parágrafo;

✎ Os títulos das seções devem estar em negrito e apenas a primeira letra em maiúscula, salvo os casos em que possuam nomes próprios. Caso o autor opte por enumerar as seções conforme à ABNT NBR 6024, não aplicar a regra para a introdução, nem para as conclusões/considerações finais e, tampouco, para as referências bibliográficas;

✎ Corpo das citações diretas curtas: até 3 linhas, entre aspas duplas

✎ Corpo das citações diretas longas: mais de 3 linhas, recuo de 4,0 cm, tamanho 11, espaçamento simples entre linhas;

✎ Palavras estrangeiras devem constar em itálico e sem aspas;

✎ Títulos de obras devem constar em itálico e sem aspas;

✎ Números ordinais até vinte: escrever preferencialmente por extenso;

✎ Números ordinais de 21 em diante: escrever preferencialmente o algarismo, caso se volte a análises quantitativas presentes no próprio texto 

✎ Abreviaturas/siglas: quando da primeira vez, a expressão deve vir por extenso seguida da abreviatura/sigla entre parênteses. A partir de então, só a abreviatura/sigla se torna necessária.

 

EXEMPLOS DE REFERÊNCIAS

LIVRO:

Ex 1 autor:

ROUDINESCO, E. A parte obscura de nós mesmos: uma história dos perversos. Rio de Janeiro: Zahar, 2008.

Ex 2 autores:

ROUDINESCO, E.; PLON, M. Dicionário de Psicanálise. Rio de Janeiro: Zahar, 1998.

Ex 3 autores:

RODRIGUES, H. F.; HELOU, T. D.; VAZ, E. O. M. (Orgs.) Literatura e Psicanálise: aproximações epistemológicas. 1 ed. João Pessoa: Sal da Terra, 2016.

Ex mais de 3 autores:

DEJOURS, C. et al. Psicodinâmica do Trabalho. São Paulo: Atlas, 2011.

CAPÍTULO DE LIVRO:

CALLIGARIS, C. A sedução totalitária. In: ARAGÃO, L. T. Clínica do Social. São Paulo: Escuta, 1991, pp. 105-118.

ARTIGO EM PERIÓDICO ONLINE:

SILVA, F. L. Corpos à deriva ou o naufráfio da alteridade em Ilhado, de Rinaldo de Fernandes. In: Revista Lumen et Virtus, vol. IX, n. 22, 2018, p. 1-15. Disponível em: <https://www.jackbran.com.br/lumen_et_virtus/numero_22/PDF/CORPOS%20%C3%80%20DERIVA%20OU%20O%20NAUFR%C3%81GIO%20DA%20ALTERIDADE%20.pdf> Acesso em 17 de janeiro de 2020.

TESES E DISSERTAÇÕES:

Ex Dissertação:

SEDLMAIER, E. M. Estéticas da carne: literatura, prostituição e psicanálise. 2018. 140 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa, 2018.

Ex Tese:

NOGUEIRA, A. B. Incidências da vergonha na contemporaneidade. 2016. 246 f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte, 2016.

Artigos

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