ENSINO SUPERIOR E RACIONALIDADES DO SUJEITO

Autores

  • Úrsula Cunha Anecleto Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
  • Edna Gusmão de Góes Gusmão Universidade Federal da Paraíba

Resumo

Este estudo discute a respeito das funções do Ensino Superior a partir da proposta da racionalidade comunicativa, de Jürgen Habermas. Para isso, reflete-se sobre as bases do Ensino Superior na atualidade, que se ancoram na racionalidade técnico-instrumental, sem levar em conta, muitas vezes, outras racionalidades que fazem parte do mundo da vida. Nesse contexto de produção de ciência dentro dessas instituições, fica evidente a marcada distinção entre conhecimento científico e outros conhecimentos. Entende-se que o Ensino Superior, a partir das racionalidades epistemológica, estratégica, teleológica e comunicativa, deve contribuir para a ampliação da competência linguístico-comunicativa de sujeitos, tendo em vista o desenvolvimento das capacidades de falar e agir. Espera-se com este artigo promover um debate de como a teoria do agir comunicativo pode suscitar à educação uma dimensão crítico-reflexiva em relação ao tipo de razão que as universidades devem promover em seu espaço acadêmico.

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Biografia do Autor

Úrsula Cunha Anecleto, Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Doutoranda em Educação, na linha de pesquisa Estudos Culturais da Educação, pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Mestra em Crítica Cultural, na linha de pesquisa Letramento, Identidade e Formação do Professor, pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Graduada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Atualmente é docente de Prática Pedagógica na UNEB (campus XIV). Pesquisadora do Núcleo  de Estudos da Linguagem e suas Tecnologias (NELT / UFBA) e do Grupo Linguagem, Sociedade e Produção do Conhecimento (LINSP / UEFS).

Edna Gusmão de Góes Gusmão, Universidade Federal da Paraíba

Possui Pós-Doutorado pela Université Catholique de Louvain-UCL Bélgica e Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias- ULHT -Portugal. Doutorado em Sociologia - Université Paris I Panthéon Sorbonne . Mestrado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba . Graduação em Administração pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro.Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal da Paraíba. Coordenadora do Mestrado Profissional em Gestão nas Organizações Aprendentes- MPGOA.Tem experiência na área de Educação e Gestão. Atua no MPGOA e nos Cursos de Mestrado e Doutorado em Educação da UFPB principalmente nos seguintes temas: agir comunicativo, ciberespaço, ecologias cognitivas, TV Digital Interativa, redes digitais e sistemas inteligentes, Gestão da Inovação e Educação a Distância. Consultora da CAPES/UAB. Pesquisadora do Laboratório de Aplicações de Vídeo Digital LAVID/UFPB. Coordenadora da Pesquisa Modelos Conceituais para indústrias criativas de conteúdos Digitais".Coordenadora Técnica do Projeto Africanidade (Cabo Verde, Guiné Bissau e Brasil). Coordenadora da Biblioteca Digital Paulo Freire (www.paulofreire.ufpb.br). Idealizadora e Coordenadora Geral do Programa de Televisão Conexão Ciência TVUFPB canal 43. Foi Coordenadora dos Cursos de Mestrado e Doutorado em Educação da UFPB, Coordenadora do Mestrado Profissional em Gestão nas Organizações Aprendentes-MPGOA, Presidente do Fórum Nacional da Área de Pedagogia CAPES/UAB e Presidente do Fórum de Coordenadores de Pós-Graduação do Norte e Nordeste.

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Publicado

2014-06-29

Como Citar

ANECLETO, Úrsula C.; GUSMÃO, E. G. de G. ENSINO SUPERIOR E RACIONALIDADES DO SUJEITO. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 23, n. 1, p. 58–80, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/18644. Acesso em: 7 dez. 2024.

Edição

Seção

ARTIGO DE REVISÃO