Os ossos também falam – uma análise osteológica da sociedade na Era Viking: The Viking age: a time of many faces (Caroline Ahlström Arcini)

Authors

  • Monicy Araujo Silva UFPB/PPGCR

Abstract

Sem dúvida alguma a Era Viking é um dos períodos que mais inspira os pesquisadores quando se trata de Escandinávia. Baseando-se no imaginário criado sobre esse período, as descrições vão girar sempre em torno de mortes, violência, invasões, pilhagens, batalhas, assaltos, medo e estupro. De maneira geral, grande parte dos estudos da sociedade nesse período se baseia em fontes escritas e monumentos. Segundo os autores deste estudo, as pesquisas arqueológicas e osteológicas forneceram e continuam a fornecer outras perspectivas sobre a sociedade da Era Viking. Nesse sentido, o foco deste livro é entender a vida cotidiana das pessoas nesse período, ‘ver’ por meio dos esqueletos a história de vida de crianças e adultos e para isso, se pautam na análise dos ossos, objetivando assim, descrever a Era Viking por meio de um material que até agora não recebeu a atenção que merece. Para este estudo foram utilizados materiais de escavações do século XX e buscou-se principalmente sintetizar o que os esqueletos ‘dizem’ sobre as condições de vida das pessoas durante a Era Viking.

Downloads

Download data is not yet available.

References

Referências Bibliográficas

ARCINI, Caroline Ahlström, et al. The Viking age: a time of many faces. United Kingdom: Oxbow Books, 2018.

LANGER, Johnni. Religião. In: LANGER, Johnni (org.). Dicionário de História e Cultura da Era Viking. São Paulo: Hedra, 2017. p. 591-601.

Published

2019-09-21

Issue

Section

Reviews