Currículo, Ensino de História e Pós-Colonialidade
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2317-6725.2023v28n48.67456Palavras-chave:
Currículo, Ensino de História, Estudos Pós-ColoniaisResumo
O currículo, entendido como um elemento prático-discursivo, que expressa conflitos e disputas no interior da sociedade, pode conter componentes que reforcem um pensamento colonial, através de certa colonialidade do saber, como crie as possibilidades para o estabelecimento de um pensamento pós-colonial. O artigo em questão abre e apresenta o Dossiê Currículo, Ensino de História e Pós-Colonialidade, que reúne textos de profissionais do ensino de História que atuam em diferentes instituições de ensino superior do país. Os Estudos Pós-Coloniais têm se constituído em uma importante lente teórica que vem sendo utilizada no campo da Educação e do Ensino de História para se investigar currículos, práticas pedagógicas, políticas educacionais e práticas educativas não escolares, sobretudo àquelas desenvolvidas em coletivos sociais. O presente Dossiê visa estimular e aprofundar o debate em torno da temática, trazendo artigos que buscam refletir sobre e a partir do escopo teórico em tela. Que as reflexões sobre as práticas de ensino e de pesquisa aqui expostos possam estimular os/as leitores/as no sentido de combater as colonialidades presentes nos currículos escolares e nos currículos de formação de professores de História.
Palavras-chave: Currículo. Ensino de História. Estudos Pós-Coloniais.
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