O lugar da Guerra do Paraguai em práticas curriculares de professores de História de escolas da educação básica no Brasil e no Paraguai
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2317-6725.2021v26n45.60411Palavras-chave:
Currículo de História, Guerra do Paraguai, Ensino de HistóriaResumo
O artigo em tela apresenta o objetivo de investigar o lugar da Guerra do Paraguai em práticas curriculares de professores de História da Educação Básica no Brasil e no Paraguai. Adicionalmente, também buscou-se obter informações a respeito de materiais didáticos e fontes utilizadas pelos professores participantes da pesquisa no processo de ensino e aprendizagem. Foram selecionados quatro professores como sujeitos da pesquisa, sendo dois brasileiros e dois paraguaios. A coleta de informações junto aos professores se fez por meio de entrevista semiestruturada e de aplicação de questionário. Percebeu-se que, no caso brasileiro, o conteúdo curricular Guerra do Paraguai estava associado ao estudo do contexto do Segundo Império, sobretudo no que diz respeito às questões ligadas aos desdobramentos do pós-guerra no Brasil, como a abolição e a Proclamação da República. Percebeu-se, ainda, que o tempo curricular destinado ao mesmo conhecimento nos países em tela era diferenciado, sendo tratado com muito mais tempo no contexto de ensino paraguaio.
Downloads
Referências
CHIAVENATO, Júlio José. Genocídio Americano: a Guerra do Paraguai. 18. ed. São Paulo: Editora Brasiliense, 1983.
FORQUIN, Jean-Claude. Escola e cultura: as bases sociais e epistemológicas do conhecimento escolar. Trad. Guacira Lopes Louro, Porto Alegre: Artes Médicas, 1993.
GOODSON, Yvor. A construção social do currículo. Lisboa: Editora EDUCA, 1997.
GOODSON, Yvor. Currículo: Teoria e História. Petrópolis: Vozes, 2012.
MONTENEGRO, Antônio Torres. Rachar as palavras. Ou uma história a contrapelo. Estudos Ibero-Americanos. PUCRS, v. XXXII, n. 1, p. 37-62, jun. 2006. DOI: https://doi.org/10.15448/1980-864X.2006.1.1299
SALLES, André Mendes. Livros didáticos, prática pedagógica e professores de História. In: Ana Paula Squinelo (Org.). Livro didático e paradidático de História em tempos de crise e enfrentamento: sujeitos, imagens e leituras. Campo Grande: Life Editora, 2020a, v. 4, p. 85-113.
SALLES, André Mendes. Saberes disciplinares da História e formação de professores no Paraguai: a Guerra da Tríplice Aliança em foco. Clio, Recife, v. 38, p. 68-84, 2020b. DOI: https://doi.org/10.22264/clio.issn2525-5649.2020.38.1.01
SALLES, André Mendes. Saberes disciplinares da História e formação de professores no Brasil: a Guerra do Paraguai em tela. Educação Unisinos (Online), v. 24, p. 1-18, 2020c. DOI: https://doi.org/10.4013/edu.2020.241.20
SOUZA, João Francisco de. Prática pedagógica e formação de professores. Organizadores: José Batista Neto e Eliete Santiago. Recife: Ed. Universitária da UFPE, 2009.
YOUNG, Michael. Para que servem as escolas? Educ. Soc., Campinas, v. 28, n. 101, p. 1287-1302, 2007. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302007000400002
YOUNG, Michael. O futuro da educação em uma sociedade do conhecimento: o argumento radical em defesa de um currículo centrado em disciplinas. Revista Brasileira de Educação, v. 16 n. 48, p. 609-623, 2011. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782011000300005
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 André Mendes Salles
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A revista Sæculum permite aos autores a manutenção dos direitos autorais pelo seu trabalho, no entanto eles devem repassar direitos de primeira publicação ao periódico.