O lugar da Guerra do Paraguai em práticas curriculares de professores de História de escolas da educação básica no Brasil e no Paraguai
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2317-6725.2021v26n45.60411Palabras clave:
Currículo de História, Guerra do Paraguai, Ensino de HistóriaResumen
O artigo em tela apresenta o objetivo de investigar o lugar da Guerra do Paraguai em práticas curriculares de professores de História da Educação Básica no Brasil e no Paraguai. Adicionalmente, também buscou-se obter informações a respeito de materiais didáticos e fontes utilizadas pelos professores participantes da pesquisa no processo de ensino e aprendizagem. Foram selecionados quatro professores como sujeitos da pesquisa, sendo dois brasileiros e dois paraguaios. A coleta de informações junto aos professores se fez por meio de entrevista semiestruturada e de aplicação de questionário. Percebeu-se que, no caso brasileiro, o conteúdo curricular Guerra do Paraguai estava associado ao estudo do contexto do Segundo Império, sobretudo no que diz respeito às questões ligadas aos desdobramentos do pós-guerra no Brasil, como a abolição e a Proclamação da República. Percebeu-se, ainda, que o tempo curricular destinado ao mesmo conhecimento nos países em tela era diferenciado, sendo tratado com muito mais tempo no contexto de ensino paraguaio.
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