Ensino de História em perspectiva
o letramento digital como possibilidade para a aprendizagem de História
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2317-6725.2024v29n50.69261Palavras-chave:
Aprendizagem, Competência Narrativa, Ensino de História, Letramento DigitalResumo
O presente artigo concentra-se em explorar as transformações no ensino de História na era digital. Ele investiga como as demandas e desafios da era digital impactam as formas de aprender e ensinar História, considerando as mudanças nas prescrições curriculares e nos métodos de ensino, bem como a transformação na relação entre o saber ensinado e o saber histórico. O objetivo geral é entender como as demandas e desafios da era digital afetam as maneiras de aprender e ensinar História, levando em conta as mudanças nas prescrições curriculares e nos métodos de ensino, bem como a transformação na relação entre saber ensinado e o saber histórico em um contexto de escolarização baseado em habilidades e competências. Os objetivos específicos incluem apresentar mudanças metodológicas no ensino de História, examinar interseções entre História pública e Didática da História, e explorar possibilidades metodológicas e investigativas para o ensino de História a partir do letramento digital. A metodologia adotada envolve uma revisão bibliográfica, com ênfase em trabalhos relacionados ao ensino de História, em diálogo com as perspectivas da Didática da História (RÜSEN, 2010; SCHMIDT, BARCA, MARTINS, 2010) e da História pública (WANDERLEY, 2016; SANTHIAGO, 2016), com enfoque no aprendizado de História e na incorporação do letramento digital como operação metodológica e investigativa, enfatizando a importância de desenvolver competências narrativas.
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