Ensino de História em perspectiva

o letramento digital como possibilidade para a aprendizagem de História

Autores

  • Cristina Ferreira de Assis Universidade Estadual de Feira de Santana https://orcid.org/0000-0002-7365-6823
  • Gilmário Moreira Brito Universidade do Estado da Bahia
  • Rhadson Rezende Monteiro Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2317-6725.2024v29n50.69261

Palavras-chave:

Aprendizagem, Competência Narrativa, Ensino de História, Letramento Digital

Resumo

O presente artigo concentra-se em explorar as transformações no ensino de História na era digital. Ele investiga como as demandas e desafios da era digital impactam as formas de aprender e ensinar História, considerando as mudanças nas prescrições curriculares e nos métodos de ensino, bem como a transformação na relação entre o saber ensinado e o saber histórico. O objetivo geral é entender como as demandas e desafios da era digital afetam as maneiras de aprender e ensinar História, levando em conta as mudanças nas prescrições curriculares e nos métodos de ensino, bem como a transformação na relação entre saber ensinado e o saber histórico em um contexto de escolarização baseado em habilidades e competências. Os objetivos específicos incluem apresentar mudanças metodológicas no ensino de História, examinar interseções entre História pública e Didática da História, e explorar possibilidades metodológicas e investigativas para o ensino de História a partir do letramento digital. A metodologia adotada envolve uma revisão bibliográfica, com ênfase em trabalhos relacionados ao ensino de História, em diálogo com as perspectivas da Didática da História (RÜSEN, 2010; SCHMIDT, BARCA, MARTINS, 2010) e da História pública (WANDERLEY, 2016; SANTHIAGO, 2016), com enfoque no aprendizado de História e na incorporação do letramento digital como operação metodológica e investigativa, enfatizando a importância de desenvolver competências narrativas.

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Biografia do Autor

Cristina Ferreira de Assis, Universidade Estadual de Feira de Santana

Atualmente é Professora Assistente da área de Prática de ensino de História da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Sua trajetória inclui análises de livros didáticos na História da educação e no ensino de História da Bahia. Também produziu capítulos de livros didáticos para o Ensino Médio. Desenvolve pesquisas e projetos envolvendo a formação de professores/pesquisadores de História.

Gilmário Moreira Brito, Universidade do Estado da Bahia

Doutor em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Professor Titular da Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade da Universidade do Estado da Bahia (PPGEduC/UNEB) - Campus I. Líder do Grupo de Estudo Educação, História, Cultura e Linguagens (GEHCEL). Tem experiência em História e Educação com ênfase nos seguintes temas: instituições e culturas escolares; memórias e histórias de educação de livros, de impressos didáticos, da imprensa, dos intelectuais e da cultura afro-brasileira.

Rhadson Rezende Monteiro, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Professor adjunto no CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas e Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Políticas Públicas e Segurança Social (PPGGPPSS) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB. Doutor em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Associação Plena em Rede PRODEMA/UESC, com formação interdisciplinar em Direito Ambiental. Atualmente, curso um segundo doutorado em Direito na UFSC. Possuo Mestrado em Ciências Sociais pela UFES, com especialização em Instituições, Participação e Políticas Públicas, além de um MBA em Educação. Meus interesses de pesquisa incluem Direito Público e Ambiental, Teoria do Estado, Ciências Políticas, Políticas Públicas, Estudos sobre Democracia e Governança, Ecologia, Áreas Protegidas e Povos e Comunidades Tradicionais.

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Publicado

2024-10-01

Como Citar

ASSIS, C. F. de; BRITO, G. M.; MONTEIRO, R. R. Ensino de História em perspectiva: o letramento digital como possibilidade para a aprendizagem de História. Sæculum - Revista de História, [S. l.], v. 29, n. 50, p. 136–154, 2024. DOI: 10.22478/ufpb.2317-6725.2024v29n50.69261. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/srh/article/view/69261. Acesso em: 19 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê - O Ensino de História em perspectiva histórica