Teaching History in perspective:

digital literacy as a possibility for learning History

Authors

  • Cristina Ferreira de Assis Universidade Estadual de Feira de Santana https://orcid.org/0000-0002-7365-6823
  • Gilmário Moreira Brito Universidade do Estado da Bahia
  • Rhadson Rezende Monteiro Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2317-6725.2024v29n50.69261

Keywords:

Digital literacy, Learning, Narrativa competence, Teaching History

Abstract

This article focuses on exploring the transformations in History teaching in the digital age. It investigates how the demands and challenges of the digital age impact the ways of learning and teaching History, considering changes in curricular prescriptions and teaching methods, as well as the transformation in the relationship between taught knowledge and historical knowledge. The general objective is to understand how the demands and challenges of the digital age affect the ways of learning and teaching History, taking into account changes in curricular prescriptions and teaching methods, as well as the transformation in the relationship between taught knowledge and historical knowledge in a schooling context based on skills and competencies. The specific objectives include presenting methodological changes in History teaching, examining intersections between public History and History Didactics, and exploring methodological and investigative possibilities for teaching History based on digital literacy. The methodology adopted involves a bibliographical review, with an emphasis on works related to the teaching of History, in dialogue with the perspectives of History Didactics (RÜSEN, 2010; SCHMIDT, BARCA, MARTINS, 2020) and public History (WANDERLEY, 2016; SANTHIAGO , 2016), focusing on learning History and incorporating digital literacy as a methodological and investigative operation, emphasizing the importance of developing narrative skills.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Cristina Ferreira de Assis, Universidade Estadual de Feira de Santana

Atualmente é Professora Assistente da área de Prática de ensino de História da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Sua trajetória inclui análises de livros didáticos na História da educação e no ensino de História da Bahia. Também produziu capítulos de livros didáticos para o Ensino Médio. Desenvolve pesquisas e projetos envolvendo a formação de professores/pesquisadores de História.

Gilmário Moreira Brito, Universidade do Estado da Bahia

Doutor em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Professor Titular da Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade da Universidade do Estado da Bahia (PPGEduC/UNEB) - Campus I. Líder do Grupo de Estudo Educação, História, Cultura e Linguagens (GEHCEL). Tem experiência em História e Educação com ênfase nos seguintes temas: instituições e culturas escolares; memórias e histórias de educação de livros, de impressos didáticos, da imprensa, dos intelectuais e da cultura afro-brasileira.

Rhadson Rezende Monteiro, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Professor adjunto no CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas e Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Políticas Públicas e Segurança Social (PPGGPPSS) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB. Doutor em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Associação Plena em Rede PRODEMA/UESC, com formação interdisciplinar em Direito Ambiental. Atualmente, curso um segundo doutorado em Direito na UFSC. Possuo Mestrado em Ciências Sociais pela UFES, com especialização em Instituições, Participação e Políticas Públicas, além de um MBA em Educação. Meus interesses de pesquisa incluem Direito Público e Ambiental, Teoria do Estado, Ciências Políticas, Políticas Públicas, Estudos sobre Democracia e Governança, Ecologia, Áreas Protegidas e Povos e Comunidades Tradicionais.

References

ALVES JUNIOR, Alexandre Guilherme da Cruz; DIAS DE OLIVEIRA, Margarida Maria; DOS SANTOS, Fabio Alves; FREITAS DE OLIVEIRAS, Itamar. História do ensino de História: desafios para uma nova escrita de síntese. Revista História Hoje. V. 10, n. 19, p. 294–312, 2021. DOI: https://doi.org/10.20949/rhhj.v10i19.606

ARAÚJO, Janaína. Regulação das redes sociais ainda não tem aprovação garantida no Congresso. Agência Senado. Disponível em: https://www12.senado.leg.br/noticias/audios/2024/01/regulacao-das-redes-sociais-ainda-nao-tem-aprovacao-garantida-no-congresso Acesso em 25 jan. 2024.

ASSIS, Cristina Ferreira de; BRITO, Gilmário Moreira. Práticas no ensino de história e metodologias ativas: desafios e perspectivas no contexto de educação por competências. Revista Hydra: Revista Discente de História da UNIFESP. V. 6, n. 12, p. 138-157, 2023. DOI: https://doi.org/10.34024/hydra.2023.v6.14469

BITTENCOURT, Circe. Método de Ensino. In: FERREIRA, Marieta de Moraes; OLIVEIRA, Margarida Maria Dias de (Orgs.). Dicionário de Ensino de História. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2019, p. 162-167.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/ Acesso em: 23 mar. 2020.

CAIMI, Flávia Eloisa. Geração Homo Zappiens na escola: os novos suportes de informação e a aprendizagem histórica. In: MAGALHÃES et. al. (Orgs.). Ensino de História: usos do passado, memória e mídia. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2014. p. 165 -183.

CAIMI, Flávia Eloisa. Por que os alunos (não) aprendem História? Reflexões sobre ensino, aprendizagem e formação de professores de História. Tempo, Niterói-RJ, v. 11, n. 21, p. 27-42, 2006. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-77042006000200003

CHARTIER, Roger. A história ou a leitura do tempo. Tradução de Cristina Antunes. Belo Horizonte: Autêntica Editora. 2009, 80p.

CHERVEL, A. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Teoria & Educação. Porto Alegre, n. 2, p. 177-229, 1990.

FERREIRA, Rodrigo de Almeida. Qual a relação entre a história pública e o ensino de História. In: MAUAD, A. M; BORGES, V. T; SANTHIAGO, R. Que História Pública queremos? São Paulo: Letra e Voz, 2018, p. 29-48.

GINZBURG, Carlo. História na era Google. Ciclo de Conferências Fronteiras do Pensamento, 29 de nov. 2010. (comunicação oral). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=wSSHNqAbd7E&ab_channel=FronteirasdoPensamento Acesso em 27 jan. 2024.

JULIA, Dominique. A cultura escolar como objeto histórico. Revista Brasileira de Educação. V.1, n° 1, p. 9-42, 2001.

MALERBA, Jurandir. Os historiadores e seus públicos: desafios ao conhecimento histórico na era digital. In: Revista Brasileira de História. São Paulo, p. 135-154, 2017. DOI: https://doi.org/10.1590/1806-93472017v37n74-06

RODRIGUES, Léo. Rio quer ampliar proibição de celular na escola; pedagogos questionam. Agência Brasil. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2023-12/rio-quer-ampliar-proibicao-de-celular-na-escola-pedagogos-questionam Acesso em 25 jan. 2024.

RÜSEN, Jörn. Aprendizado histórico. In: SCHMIDT, Maria Auxiliadora; BARCA, Isabel; MARTINS, Estevão de Rezende (org.). Jörn Rüsen e o ensino de História. Curitiba: Editora UFPR, 2010, p. 41-50.

MONTEIRO, Ana Maria; PENNA, Fernando de Araujo. Ensino de História: saberes em lugar de fronteira. Educação & Realidade, v. 36, p. 191-211, 2011.

PENNA, Fernando de A; SILVA, Renata da Conceição Aquino. As operações que tornam a história pública: a responsabilidade pelo mundo e o ensino de história. In: MAUAD, A. M; ALMEIDA, J. R. de; SANTHIAGO, R. História Pública no Brasil: sentidos e itinerários. São Paulo: Letra e Voz, 2016, p. 195-206.

SANTOS, Maria Aparecida Lima dos. Ensinar História na Base Nacional Comum de Formação de Professores: a atitude historiadora convertendo-se em competências. Educar em Revista, Curitiba. V. 37, e77129, p. 1-24, 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/0104-4060.77129

SANTHIAGO, Ricardo. Duas palavras muitos significados: alguns comentários sobre a história pública no Brasil. In: MAUAD, A. M; ALMEIDA, J. R. de; SANTHIAGO, R. História Pública no Brasil: sentidos e itinerários. São Paulo: Letra e Voz, 2016, p. 23- 36.

SCHMIDT, Maria Auxiliadora. A Cognição Histórica Situada e os critérios de avaliação de Manuais Didáticos no Brasil. História & Ensino. V. 24, n. 2, p. 29–53, 2018. DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.2018v24n2p29

SCHMIDT, Maria Auxiliadora; BARCA, Isabel; MARTINS, Estevão de Rezende (org.). Jörn Rüsen e o ensino de História. Curitiba: Editora UFPR, 2010, 150p.

SILVA, Danilo Alves da. Letramento histórico-digital: ensino de História e tecnologias digitais. 2019. 103f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História - Profhistoria) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.

TOKARNIA, Mariana. Redes de ensino buscam caminhos para uso de tecnologia nas escolas. Agência Brasil. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2023-08/redes-de-ensino-buscam-caminhos-para-o-uso-de-tecnologia-nas-escolas Acesso em 25 jan. 2024.

WANDERLEY, Sonia. Narrativas contemporâneas de história e didática da história escolar. In: MAUAD, A. M; ALMEIDA, J. R. de; SANTHIAGO, R. História Pública no Brasil: sentidos e itinerários. São Paulo: Letra e Voz, 2016, p. 207-220.

Published

2024-10-01

How to Cite

ASSIS, C. F. de; BRITO, G. M.; MONTEIRO, R. R. Teaching History in perspective:: digital literacy as a possibility for learning History. Saeculum, [S. l.], v. 29, n. 50, p. 136–154, 2024. DOI: 10.22478/ufpb.2317-6725.2024v29n50.69261. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/srh/article/view/69261. Acesso em: 22 dec. 2024.

Issue

Section

Dossiê - O Ensino de História em perspectiva histórica