A Influência do Marketing na Erotização Precoce Infantil Feminina

Autores

  • Vinícius Andrade Brei
  • Luciana Burnett Garcia
  • Suzane Strehlau

DOI:

https://doi.org/10.21714/2238-104X2011v1i1-11899

Resumo

Esse artigo teórico-empírico aborda o processo de erotização precoce infantil. O objetivo é analisar a influência das ações de marketing que se valem de apelos eróticos ou sensuais para estimular a compra, influenciar opinião, formar imagens ou vender produtos destinados a crianças do sexo feminino. Para tal, utilizou-se da triangulação de metodologias qualitativas para elaborar um corpus de pesquisa que abrangesse dados sobre o lado da oferta e também sobre a demanda de produtos infantis. Alguns dos resultados mostram produtos com conotação erótica, tais como sandálias de salto alto e kits de maquiagem para crianças, encontrados nos websites dos fabricantes de produtos infantis. De forma análoga, identificaram-se, em lojas, outros produtos como sutiãs com enchimento e saias curtas ofertadas ao mesmo público. Os desenhos das crianças apresentavam maquiagem, salto alto, blusinhas e saias curtas, calça justa, marcas de roupa e lojas, sacolas de lojas e bijuterias, o que também se observou nas festas e eventos infantis. A contribuição desta pesquisa é relacionar as ações de marketing e suas consequências na sociedade, utilizando o conhecimento como forma de emancipação para o consumidor.

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Publicado

2012-01-13

Como Citar

Brei, V. A., Garcia, L. B., & Strehlau, S. (2012). A Influência do Marketing na Erotização Precoce Infantil Feminina. Teoria E Prática Em Administração, 1(1), pp. 97–116. https://doi.org/10.21714/2238-104X2011v1i1-11899

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa (Research Papers)