A Percepção dos Jovens sobre a Imagem Organizacional da Companhia Vale e o Poder Simbólico Manifesto nos Discursos

Autores

  • Fabiane Aparecida Santos Clemente
  • Ester Eliane Jeunon

DOI:

https://doi.org/10.21714/2238-104X2012v2i1-13294

Resumo

A imagem de uma organização é aquilo que ela deseja projetar, incluindo a expressão de elementos simbólicos que se expressam. Assume grande importância na questão de sua sobrevivência e destaque, diante dos seus diversos públicos. Tendo em vista a estreita relação da empresa pesquisada com a comunidade de Itabira, este estudo teve por objetivo identificar a percepção dos jovens itabiranos em relação a sua imagem organizacional e o poder simbólico constante nos discursos. A pesquisa realizada foi qualitativa e descritiva. A unidade de análise foi a Vale e os sujeitos foram jovens entre 15 e 25 anos. A coleta de dados deu-se por meio de entrevistas com grupo focal. A análise dos dados priorizou a análise de conteúdo. Foram identificados aspectos desfavoráveis e favoráveis da relação empresa e comunidade que influenciam a formação da imagem organizacional, tais como impacto ambiental, falta de comunicação, geração de emprego, benefícios aos empregados.

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Publicado

2013-02-05

Como Citar

Clemente, F. A. S., & Jeunon, E. E. (2013). A Percepção dos Jovens sobre a Imagem Organizacional da Companhia Vale e o Poder Simbólico Manifesto nos Discursos. Teoria E Prática Em Administração, 2(1), 56–85. https://doi.org/10.21714/2238-104X2012v2i1-13294

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa (Research Papers)