Do Mágico de Oz à Empresa de Sucesso: O Caminho de Tijolos do Empreendedor

Rafael Martins Elias, Rogerio Raul Da Silva, Estela Maria Hoffmann

Resumo


O alto índice de mortalidade de microempresas nos primeiros anos de atividade provêm de dificuldades impostas pelo mercado e das poucas políticas de incentivo existentes. Entretanto, em muitos casos, o empresário não está preparado para administrar e age baseado num conhecimento que julga ter do ramo. Além disso, os empresários deparam-se com dificuldades como instabilidade econômica e falta de estratégia e conhecimento administrativo. Esse caminho tortuoso é exposto no presente caso através da história de Luíza Barcelos: uma mulher empreendedora, que busca abrir o seu negócio e para isso enfrenta muitas adversidades. Através de analogias com o livro “O Mágico de Oz”, a personagem principal desse caso trilha seu caminho e enfrenta seu dilema: Quais áreas-chave Luiza deve observar para finalmente obter sucesso com seu empreendimento? O caso propõe uma discussão de estratégias iniciais voltadas ao empreendedor.

Palavras-chave


Empreendedorismo. Diretrizes. Gestão. Marketing

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.21714/2019_v9i244681



TPA está presente nos seguintes Diretórios e Indexadores:

DIRETÓRIOS:

INDEXADORES:

REDIB
SPELL



TPA recomenda a leitura de:

Manual de Boas Práticas da Publicação Científica - ANPAD



Instituições de referência para a TPA:



Contato: tpa@ccsa.ufpb.br

TPA - Teoria e Prática em Administração

Licença Creative Commons
Os trabalhos publicados na Teoria e Prática em Administração (TPA) estão licenciados com uma
Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.



Projeto e direitos: Mariana Cantisani | Ronei Oliveira | Carlo Bellini