Plano Plurianual com Densidade Macroestratégica na Gestão Pública Municipal: Descrição e Análise do Processo de Elaboração do PPA do Município de Osasco (2018-2021)

Autores

  • Ingrid Cristine Rodrigues Nascimento Prefeitura Municipal de Osasco
  • Fernando de Souza Coelho Universidade de São Paulo
  • Antonio Roberto Bono Olenscki FCLAr-UNESP
  • Raphael Borella Pereira da Silva Laboratório de Gestão Governamental da EACH-USP

DOI:

https://doi.org/10.21714/2238-104X2020v10i1-48655

Resumo

A literatura nacional sobre planejamento estratégico no setor público tem mostrado como o instrumento do Plano Plurianual (PPA), nos governos locais, permanece – recorrentemente – a ser estruturado sob uma perspectiva tão somente técnico-orçamentária, ou meramente como obrigação normativo-legal, com poucas evidências de seu potencial uso estratégico na gestão pública municipal. O presente artigo joga luz nessa temática, lançando mão do conceito de densidade macroestratégica e aplicando-o ao estudo de caso da formulação do PPA 2018-2021 do município de Osasco-SP. Trata-se de investigação de natureza exploratória que se utilizou do método de estudo de caso com a triangulação de dados/informações advindos de análise documental, de entrevistas semiestruturadas com informantes-chave e da observação-participante do processo por um dos autores deste trabalho no ano de 2017. O texto descreve como o município elaborou o planejamento governamental e analisa se tal processo correspondeu aos princípios de densidade macroestratégica, assinalando, como resultado, a caracterização de um PPA Estratégico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ingrid Cristine Rodrigues Nascimento, Prefeitura Municipal de Osasco

Bacharel em Gestão de Políticas Públicas pela USP. Chefe da Divisão de Planejamento de Longo Prazo da Prefeitura Municipal de Osasco-SP.

Antonio Roberto Bono Olenscki, FCLAr-UNESP

Doutor em Administração Pública e Governo pela FGV-SP. Professor do Departamento de Administração Pública da FCLAr-UNESP.

Raphael Borella Pereira da Silva, Laboratório de Gestão Governamental da EACH-USP

Mestre em Gestão de Políticas Públicas pela EACH-USP. Pesquisador do Laboratório de Gestão Governamental (LAB.GOV) da EACH-USP.

Downloads

Publicado

2020-04-02

Como Citar

Rodrigues Nascimento, I. C. ., Coelho, F. de S., Bono Olenscki, A. R., & Borella Pereira da Silva, R. (2020). Plano Plurianual com Densidade Macroestratégica na Gestão Pública Municipal: Descrição e Análise do Processo de Elaboração do PPA do Município de Osasco (2018-2021) . Teoria E Prática Em Administração, 10(1), 12–24. https://doi.org/10.21714/2238-104X2020v10i1-48655

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa (Research Papers)