Acculturation of Brazilian NFL Fans in Virtual Interactions

Autores

  • André Luiz Maranhão de Souza-Leão Universidade Federal de Pernambuco
  • Bruno Melo Moura

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2238-104X.2021v11n1.52141

Resumo

Objetivo: A NFL é um dos fenômenos mais representativos da cultura americana contemporânea, funcionando como um meio de agregar outras audiências a ambiência dos EUA. O Brasil tem o segundo maior público internacional da liga no mundo, e parte dele se engaja nas redes sociais durante as transmissões de jogos. Metodologia: O estudo adota a abordagem netnográfica como método de pesquisa, baseado no monitoramento de hashtags do Twitter lançadas pelos canais da ESPN no Brasil durante três temporadas, entre 2016 e 2019. Resultados: Nossas descobertas revelam três práticas de aculturação: comparação entre características brasileiras e americanas, a personificação de rituais americanos e mudanças de rotina para se ajustar ao cronograma da liga. Contribuições teóricas: A presente pesquisa contribui para a literatura de marketing, mostrando como a interação dos fãs nas redes sociais sobre objetos de entretenimento massivamente mediados (i.e., esportes midiáticos) pode incorporar e ressonar em um processo de aculturação. Contribuições práticas: os profissionais de marketing podem observar as interações fânicas (i.e., prossumeristas) para obter oportunidades e vantagens competitivas embasadas por informações confiáveis adquiridas em redes sociais.

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Publicado

2020-05-29

Como Citar

André Luiz Maranhão de Souza-Leão, & Bruno Melo Moura. (2020). Acculturation of Brazilian NFL Fans in Virtual Interactions. Teoria E Prática Em Administração, 11(1), 75–92. https://doi.org/10.22478/ufpb.2238-104X.2021v11n1.52141

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa (Research Papers)