Fatores que influenciam a compra omnichannel

Um estudo exploratório com omnishoppers em Uberlândia/MG

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2238-104X.2022v12n2.61236

Resumo

Objetivo: Identificar os fatores que influenciam o comportamento dos consumidores de Uberlândia na escolha de varejistas omnichannel. Metodologia/abordagem: A pesquisa exploratória foi desenhada e realizada por meio de cinco grupos focais com amostra de 22 voluntários entre 18 e 44 anos que possuíam experiência em compras omnichannel. Principais resultados: Os consumidores que participaram do estudo declararam que algumas das expectativas de compra em empresas omnichannel são a confiança na empresa gestora do canal e transportadora (quando não é a mesma empresa), a clareza e qualidade das informações (sobre disponibilidade e estoque de produtos, por exemplo), a possibilidade de arrependimento da compra, preços iguais entre os canais da mesma empresa e, principalmente, a integração perfeita entre os canais. Contribuições acadêmicas e práticas: O estudo contribui para ampliar a compreensão teórica do ambiente omnichannel sob a ótica do consumidor, considerando sua aceitação e uso de tecnologias. A compreensão da percepção que os consumidores possuem dos canais de compra ofertados por empresas multicanais pode oportunizar o desenvolvimento de melhorias nos canais, melhorar a experiência dos consumidores e criar diferencial competitivo frente aos concorrentes.

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Publicado

2022-03-15

Como Citar

Pinheiro Aranda, E., Farias Bastos, T. E., Freitas, V., & Freitas de Paula, V. (2022). Fatores que influenciam a compra omnichannel: Um estudo exploratório com omnishoppers em Uberlândia/MG. Teoria E Prática Em Administração, 12(2). https://doi.org/10.22478/ufpb.2238-104X.2022v12n2.61236

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa (Research Papers)