Escala de capital social
Desenvolvimento a partir do domínio específico do comportamento do consumidor
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2238-104X.2022v12n2.62106Resumo
Objetivo: O objetivo deste estudo foi desenvolver uma escala de Capital Social a partir do domínio específico do comportamento do consumidor e validar essa escala em uma rede nomológica de relações, testando posteriormente os perfis de capital social da amostra. Metodologia/abordagem: Foi utilizada uma abordagem quantitativa, inicialmente exploratória para a geração de um pool de itens, seguida de uma análise fatorial confirmatória, Modelagem de equações estruturais para a validação da escala em um modelo preditivo. A heterogeneidade do grupo foi obtida por meio de uma análise de classes latentes. Resultados: O estudo identificou uma escala unidimensional de Capital Social, pioneiramente, na perspectiva dos consumidores, capaz de prever suas respostas em termos de Congruência da própria marca, Atitude do produto e Intenção de compra da marca. Foram ainda identificados diferentes perfis de consumidores quanto ao capital social. Contribuições teórico-metodológicas: Este estudo avança por ser pioneiro no desenvolvimento, validação e papel preditivo de uma escala de Capital Social a partir do contexto de domínio específico do comportamento do consumidor, sem adaptações, como em estudos anteriores. O estudo contribui metodologicamente ao analisar a heterogeneidade do capital social entre os consumidores. Contribuições práticas: O estudo permite que gerentes e outros profissionais entendam e avaliem o papel dos benefícios proporcionados pelas conexões de rede nas estratégias de marketing.