Elementos críticos para o desenvolvimento de um ecossistema de empreendedorismo

O caso de Sergipe

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2238-104X.2022v12n2.63015

Resumo

Objetivo: Analisar a existência de elementos críticos e desafios ao sucesso do ecossistema empreendedor no estado de Sergipe. Especificamente, buscou-se, a partir de um framework teórico desenvolvido pelos autores, identificar e examinar a presença de elementos culturais, sociais e materiais. Metodologia/abordagem: Pesquisa qualitativa com uso de estudo de caso incorporado e coleta de dados por meio observação não-participante, análise documental e realização de 15 entrevistas com os principais atores do ecossistema. Principais resultados: Os resultados demonstram a aplicabilidade do framework desenvolvido e a presença de elementos culturais, sociais e materiais como componentes críticos aos ecossistemas empreendedores. Por outro lado, no contexto estudado, esses elementos são subutilizados e pouco explorados pelas forças empresariais e governamentais de Sergipe. Contribuições acadêmicas: Essa pesquisa se mostra relevante por desenvolver um framework teórico para análise de ecossistemas empreendedores e pela identificação de elementos críticos e desafios a esses ambientes, contribuindo para a literatura específica sobre o tema. Contribuições práticas: Os resultados discutem os elementos materiais, sociais e culturais, com seus respectivos componentes, que fomentam o funcionamento e desenvolvimento de ecossistemas de empreendedorismo, debatendo soluções e oferecendo insights e análises para gestores públicos e líderes empresariais atuantes nesses ecossistemas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ingrid de Matos Martins, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Doutoranda em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Paraná (PPGADM/UFPR). Mestre em Administração pela Universidade Federal de Sergipe (PROPADM/UFS).

Maria Elena Leon Olave, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Doutorado em Engenharia de Produção. Professor Associado do Departamento de Administração da Universidade Federal de Sergipe (DAD/UFS), Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração (PROPADM/UFS) e do Programa de Mestrado Profissional em Administração (PROFIAP).

Ronalty Rocha, Universidade Federal do Amapá

Doutorando em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Paraná (PPGADM/UFPR). Mestre em Administração pela Universidade Federal de Sergipe (PROPADM/UFS). Professor do curso de Tecnologia de Secretariado da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP).

Downloads

Publicado

2022-07-08

Como Citar

de Matos Martins, I. ., Leon Olave, M. E., & Rocha, R. (2022). Elementos críticos para o desenvolvimento de um ecossistema de empreendedorismo: O caso de Sergipe. Teoria E Prática Em Administração, 12(2). https://doi.org/10.22478/ufpb.2238-104X.2022v12n2.63015

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa (Research Papers)