Narcisismo dos gerentes, qualidade dos ganhos e risco de falência

Um teste da teoria da psicologia comportamental

Autores

  • Fereydoun Ohadi Assistant Professor, Department of Industrial Engineering, Karaj Branch, Islamic Azad University, Karaj, Iran.
  • Shahriar Faghekarimi Department of Accounting, Islamic Azad University, Science and Research Branch, Faculty of Economics and Management, Tehran,Iran.
  • Hashem Nikoomaram Associate Professor, Department of Finance and Accounting, Department of Accounting, Faculty of Economics and Management, Islamic Azad University, Science and Research Branch, Tehran, Iran.
  • Ramezanali Royaye Assistant Professor, Department of Finance and Accounting, Department of Accounting, Faculty of Economics and Management, Islamic Azad University, Tehran, Iran.

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2238-104X.2022v12n2.63076

Resumo

Objetivo: Este estudo foi realizado com o objetivo de investigar o efeito do narcisismo em gestores sobre a qualidade do lucro e o risco de falência. Metodologia: O presente estudo é aplicado em termos de propósito e está em pesquisa contábil positiva. Os dados da pesquisa também foram coletados com base nas informações das empresas da amostra selecionadas pelo método de amostragem por eliminação sistemática. Com base nisso, 177 empresas foram selecionadas ao longo de dez anos, de 2012 a 2021. Os dados da pesquisa foram extraídos anualmente do software Rahavard Novin 3. Após realizar cálculos no software EXCEL para inserir as relações e hipóteses da pesquisa, estas foram inseridas no software Eviews. Principais resultados: Os resultados do teste de hipóteses de pesquisa mostraram que o narcisismo dos gestores afeta significativamente a estabilidade dos lucros, a previsibilidade dos lucros, a relevância dos lucros, a pontualidade dos lucros e o risco de falência. Constatamos também que os gestores narcisistas podem ter duas dimensões positivas e negativas e a presença desses gestores na organização aumenta a qualidade dos ganhos, mas também o risco de falência. Contribuições acadêmicas:  Há uma contribuição para o desenvolvimento do conhecimento relacionado ao efeito do narcisismo dos gestores sobre a lucratividade e falência das organizações. Contribuições práticas: A presença de gestores narcisistas na organização pode ter duas dimensões positivas e negativas, e as características narcísicas podem neutralizar seu talento criativo para a organização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2022-09-12

Como Citar

Ohadi, F., Faghekarimi, S. ., Nikoomaram, H. ., & Royaye, R. . (2022). Narcisismo dos gerentes, qualidade dos ganhos e risco de falência: Um teste da teoria da psicologia comportamental. Teoria E Prática Em Administração, 12(2). https://doi.org/10.22478/ufpb.2238-104X.2022v12n2.63076

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa (Research Papers)