Competências de liderança para a cultura inovativa na gestão pública

Autores

  • Alessandro Roberto Rocha Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Liliane Cristina Segura Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Fernando Nascimento Zatta Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Wellington Gonçalves Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2238-104X.2023v13n1.64604

Resumo

Objetivo: Identificar competências de liderança que estimulem práticas inovadoras em uma Instituição de Ensino Superior Federal.  Metodologia/Abordagem: A pesquisa adotou revisão bibliográfica para subsidiar a formação de um conjunto de competências de liderança voltadas ao desenvolvimento de ações inovadoras em organizações públicas. Posteriormente, foi realizada entrevistas com gestores vinculados à unidade de pesquisa (experts) com o propósito de avaliar a aderência das competências ao contexto universitário. Finalmente, os elementos de análise foram categorizados em dimensões - participação, relacionamento, e reconhecimento – e compuseram os formulários eletrônicos (survey) aplicados a amostra aleatória (N) de 96 servidores públicos: docentes e técnicos-administrativos em educação (TAE). Principais resultados: Sob o enfoque teórico, o estudo possibilitou evidenciar que o estilo de liderança transformacional é o que mais se aproxima das competências necessárias para propiciar uma cultura inovativa em instituições públicas. Sob o enfoque empírico, a opinião dos participantes evidenciou que há nítida dissonância entre a percepção de docentes e TAE no tocante às dimensões “participação” e “reconhecimento”. Em contrapartida, observou-se equidade na dimensão “relacionamento”, algo que se mostra positivo aos líderes para instituir ações inovadoras que envolvam a coletividade. Contribuições acadêmicas: O potencial de inovação em organizações públicas está diretamente associado ao fortalecimento da participação coletiva de equipes na formulação de estratégias e nas tomadas de decisões e, nesse sentido, o estudo se mostra sugestivo para pesquisas em instituições que ensejam fortalecer a cultura inovativa. Contribuições práticas: O estudo suscita reflexões sobre a gestão de pessoas e oportuniza o planejamento de ações voltadas ao desenvolvimento de lideranças na unidade de pesquisa.

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Biografia do Autor

Alessandro Roberto Rocha, Universidade Federal de Juiz de Fora

Master in Public Management from the Federal University of Espírito Santo (2020); Postgraduate in Finance from UFJF (2014); Graduated in Business Administration from Faculty Estácio de Sá de Juiz de Fora (2008).

Liliane Cristina Segura, Universidade Presbiteriana Mackenzie

PhD in Administration (Finance) from Universidade Presbiteriana Mackenzie; Post-Doctorate in Accounting and Finance from the Universidad de Salamanca and Master's in the Faculty of Economics, Administration and Accounting at the University of São Paulo.

Fernando Nascimento Zatta, Universidade Presbiteriana Mackenzie

PhD in Production Engineering from the Methodist University of Piracicaba; Post-Doctorate in Business Administration from Methodist University of São Paulo and Post-Doctorate in Controllership and Corporate Finance from Mackenzie Presbiterian University.

Wellington Gonçalves, Universidade Federal do Espírito Santo

PhD in Production Engineering from the Methodist University of Piracicaba; Master in Transport Engineering from the Military Engineering Institute (2001); and Graduated in Civil Engineering from the University of the State of Rio de Janeiro and in Business Administration from the Faculty of Nova Venécia.

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Publicado

2023-04-18

Como Citar

Rocha, A. R., Segura, L. C., Zatta, F. N., & Gonçalves, W. (2023). Competências de liderança para a cultura inovativa na gestão pública. Teoria E Prática Em Administração, 13(1). https://doi.org/10.22478/ufpb.2238-104X.2023v13n1.64604

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa (Research Papers)