REVELANDO COMPETÊNCIAS ORGANIZACIONAIS E GERENCIAIS: UM ESTUDO COMPARATIVO NO SETOR DE TELECOMUNICAÇÕES

Autores

  • Talita Ribeiro da Luz

Resumo

Este trabalho teve por objetivo investigar as competências organizacionais e gerenciais e os processos de aprendizagem organizacional em duas organizações do Setor de Telecomunicações, que concorrem no mercado de telefonia móvel em Minas Gerais. Foi realizada uma pesquisa comparativa de cunho qualitativo e quantitativo, por meio de aplicação de questionários e entrevistas a uma amostra dos gestores das empresas. Os resultados obtidos mostram que as duas organizações são semelhantes no que se refere às competências gerenciais e aos processos de aprendizagem organizacional. Quanto às competências da organização, não foram identificadas competências essenciais, mas as chamadas competências seletivas. Dessa forma, confirma-se a argumentação de Ruas (2003) de que o critério de
Prahalad e Hamel (1990), no que se refere à capacidade das competências essenciais de serem inimitáveis, é difícil de ser validado na maior parte das organizações brasileiras. Este artigo contém três seções. A primeira seção compreende a metodologia da pesquisa, enquanto a segunda discorre acerca do referencial teórico. Por último, os resultados da pesquisa são analisados.

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Publicado

20-06-2009

Como Citar

da Luz, T. R. (2009). REVELANDO COMPETÊNCIAS ORGANIZACIONAIS E GERENCIAIS: UM ESTUDO COMPARATIVO NO SETOR DE TELECOMUNICAÇÕES. Revista Da ABET, 8(1). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/abet/article/view/15257