SELETIVIDADE, POR SEXO, NA ATIVIDADE INDUSTRIAL BRASILEIRA NOS ANOS 2000

Autores

  • Luís Abel da Silva Filho
  • Silvana Nunes de Queiroz

Resumo

As transformações sociais vislumbradas em todo o mundo implicaram em importantes mudanças no papel da mulher. A luta por direitos alavancada pelos movimentos feministas tem repercussão em sua entronização na vida política e no mercado de trabalho. A partir desse contexto, este trabalho tem como objetivo analisar e comparar a participação feminina e a masculina no mercado de trabalho da indústria brasileira, segundo características socioeconômicas e demográficas. O recorte temporal compreende os anos de 2001 e 2010. Inicialmente, faz-se uma revisão da literatura e em seguida se recorre ao banco de dados da Relação Anual de Informações Sociais – RAIS, do Ministério do Trabalho e do Emprego – MTE. Os resultados mostram crescimento expressivo da participação feminina no mercado formal de trabalho brasileiro, já que a sua participação relativa foi superior à masculina em todos os setores de atividade econômica analisados. Porém, apesar de mais escolarizadas, a rotatividade no emprego industrial é mais elevada para as mulheres, e elas se concentram nas faixas de remuneração mais baixa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luís Abel da Silva Filho

Luís Abel da Silva Filho*

Silvana Nunes de Queiroz

*Doutorando em Ciências Econômicas pelo Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas – IE-UNICAMP; professor do Departamento de Economia da Universidade Regional do Cariri (URCA).

Downloads

Publicado

01-03-2016

Como Citar

da Silva Filho, L. A., & de Queiroz, S. N. (2016). SELETIVIDADE, POR SEXO, NA ATIVIDADE INDUSTRIAL BRASILEIRA NOS ANOS 2000. Revista Da ABET, 14(2). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/abet/article/view/27954