CONTROLE ELETRÔNICO, METAS E INTENSIFICAÇÃO DO TRABALHO NA EMPRESA BANCÁRIA BANCO DO BRASIL
Resumo
O trabalho bancário, fortemente rotinizado durante os anos 1980 e metade dos anos 1990 na empresa financeira Banco do Brasil, implicava a adoção de formas de controle estabelecidas em torno da supervisão manual das atividades realizadas. Ao instaurar, a partir de 1995, nova ordem nos locais de trabalho, a instituição financeira tratou de criar novos mecanismos de controle baseados no uso de tecnologias de informação e da comunicação (TICs) e de gestão de recursos humanos. Esta pesquisa teve como objetivo compreender as mutações do trabalho nessa empresa bancária a partir da criação de novas formas de controle nos ambientes de trabalho. Foram realizadas 30 entrevistas semiestruturadas com trabalhadores e trabalhadoras da estatal financeira em Goiânia, Brasília, São Paulo e Florianópolis. As entrevistas foram realizadas nos anos de 2007 e 2008. Posteriormente, entre 2011 e 2013, retomamos a investigação na empresa bancária analisando documentos e 1relatórios de gestão. O controle por meio do sistemas – controle eletrônico, controle on line – se expandiu e se diferenciou ao longo da introdução das TICs. A transformação das agências em locais, por excelência, de vendas de produtos e serviços trouxe como uma de suas consequências, além da intensificação do trabalho, a imposição de programas de metas, tendo em vista a lógica do mercado de vender em escala crescente.
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