“VOCÊ TRABALHA OU SÓ ESTUDA?”

O BOLSISTA DE PÓS-GRADUAÇÃO E OS EFEITOS DO NEOLIBERALISMO NAS CONDIÇÕES PRECARIZADAS E PRECARIZANTES DO TRABALHO ACADÊMICO

Autores

  • Camila Ribeiro de Almeida Rezende Programa de Pós-graduação em Sociologia UFPR
  • Camila Sailer Rafanhim Programa de Pós-graduação em Sociologia - Universidade Federal do Paraná (UFPR)

DOI:

https://doi.org/10.61999/abet.1676-4439.2023v22n1.60850

Resumo

Os bolsistas de pós-graduação são considerados institucionalmente estudantes e não trabalhadores, portanto, não gozam dos mesmos direitos trabalhistas e previdenciários reconhecidos aos assalariados. Negar assalariamento-cidadania à grande parte dos cientistas brasileiros é um modo de intensificar as dinâmicas neoliberais que precarizam o trabalho acadêmico a nível meso (institucional), mas também precarizam a confiança e o valor social da ciência a nível macro – que é estruturado e estruturante nas relações micro. Essa precarização corrobora para um imaginário socialmente compartilhado do cientista como alguém que “não trabalha” e da ciência como algo “não confiável”. Nosso objetivo neste trabalho-artigo é refletir como o neoliberalismo estrutura tal imaginário – simbolicamente, emocionalmente e materialmente – e como interfere nas esferas do direito e da cidadania. Para isso, nos baseamos em dados coletados a partir de uma etnografia digital de discursos reproduzidos nas mídias sociais Instagram, Twitter e em blogs de pós-graduação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Camila Ribeiro de Almeida Rezende, Programa de Pós-graduação em Sociologia UFPR

Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Sociologia da Universidade Federal do Paraná [bolsista Capes]. Mestra em Artes (Teorias e Processos Poéticos Interdisciplinares) pelo Programa de Pós-graduação em Artes, Cultura e Linguagens da Universidade Federal de Juiz de Fora (2015-2017) [com bolsa integral Pro-PG / UFJF de estágio docência]. Graduou-se mesma na instituição como Bacharela em Artes e Design (2010-2014), com período de intercâmbio acadêmico em Artes Plásticas na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto - Portugal [com bolsa da Secretaria de Relações Internacionais da UFJF]. É pesquisadora nas áreas de Arte, Sociologia e Antropologia do corpo e da escrita. Investigou no mestrado como popular entre fisiculturismo, arte e literatura, focando nas intersecções entre o corpo e o texto. Atualmente não há doutorado, investiga escrita acadêmica e processos criativos, com ênfase no corpo e nas emoções. Em 2019 foi coordenadora de atividades formativas e assessora de escrita acadêmica no primeiro centro de redação do Brasil - o Centro de Assessoria de Publicação Acadêmica (CAPA) da Universidade Federal do Paraná (UFPR). É também Integrante do grupo de pesquisa Internacionalização de Pesquisa Científica Brasileira em parceria com a University of Oxford e a University of Nottingham.

Camila Sailer Rafanhim, Programa de Pós-graduação em Sociologia - Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Doutoranda em Sociologia na Universidade Federal do Paraná (UFPR), bolsista CAPES desde 2018. Doutorado Sanduíche no International Center of Development and Decent Work (ICDD) na Universidade de Kassel (Alemanha). Mestra em Direitos Fundamentais e Democracia pelo Centro Universitário UNIBRASIL, tendo sido aprovada com distinção e louvor. Realizou estágio de pesquisa no Institut für Europäische Arbeitsrecht und Arbeitsbeziehungen da Universidade de Trier (Alemanha), no período de dezembro de 2013 a janeiro de 2014. Especialista em Direito Processual Civil pelo Instituto de Direito Romeu Felipe Bacellar (2013). Bacharela em Direito pelo Centro Universitário Curitiba (2010). Professora licenciada das Faculdades Integradas do Brasil(Unibrasil) e Professora convidada de cursos de especialização. É advogada prestadora de serviços a sindicatos de servidores públicos e trabalhadores.

Downloads

Publicado

15-08-2023

Como Citar

Rezende, C. R. de A., & Rafanhim, C. S. . (2023). “VOCÊ TRABALHA OU SÓ ESTUDA?” : O BOLSISTA DE PÓS-GRADUAÇÃO E OS EFEITOS DO NEOLIBERALISMO NAS CONDIÇÕES PRECARIZADAS E PRECARIZANTES DO TRABALHO ACADÊMICO. Revista Da ABET, 22(1). https://doi.org/10.61999/abet.1676-4439.2023v22n1.60850

Edição

Seção

Artigos