EDUCAÇÃO INDÍGENA DIFERENCIADA:

NARRATIVA DE VIDA DE UMA MULHER INDÍGENA EM DEFESA DA ANCESTRALIDADE CULTURAL DO POVO POTIGUARA

Autores

  • Nathália Jorge Novais
  • Luziana Marques da Fonseca Silva
  • Estêvão Martins Palitot
  • Juliana Sampaio
  • Waglânia de Mendonça Faustino
  • Isabella Chianca Bessa Ribeiro do Valle

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2447-9837.2023.n16.64912

Resumo

O povo indígena Potiguara vive no litoral norte da Paraíba desde o período pré-colonial e passou por diversas transformações ao longo dos últimos cinco séculos. As décadas mais recentes foram marcadas pelo fortalecimento do protagonismo indígena em diferentes áreas, incluindo a retomada de terras, a afirmação de direitos constitucionais, a ocupação do espaço político eleitoral local e a conquista de políticas públicas, principalmente nas áreas de educação, saúde e cultura. Este artigo tem como objetivo narrar as experiências e contribuições de uma pedagoga indígena que se inseriu nas instituições educacionais e é considerada pelo seu povo Potiguara como referência na educação escolar indígena. Este artigo é resultado da pesquisa “Partejar: narrativas de vida de mulheres Potiguara”, que buscou contribuir com a produção de conhecimentos sobre mulheres Potiguara da Para­íba, nos âmbitos de saúde, educação, espiritualidade e representação política indígena.

PALAVRAS-CHAVE: Educação escolar indígena. Narrativas de vida. Protagonismo fe¬minino. Povo Potiguara da Paraíba. Mulheres indígenas.

IMAGEM: Projeto Partejar Potiguara (2019). Fonte: Acervo pessoal das autoras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nathália Jorge Novais

Bacharela em Antropologia, Universidade Federal da Paraíba

Luziana Marques da Fonseca Silva

Doutora em Sociologia, Professora, Universidade Federal da Paraíba

Estêvão Martins Palitot

Doutor em Sociologia, Professor, Universidade Federal da Paraíba

Juliana Sampaio

Doutora em Saúde Pública, Professora, Universidade Federal da Paraíba

Waglânia de Mendonça Faustino

Doutora em Saúde Pública, Professora, Universidade Federal da Paraíba

Isabella Chianca Bessa Ribeiro do Valle

Doutora em Comunicação, Professora, Universidade Federal da Paraíba

Projeto Partejar Potiguara (2019). Fonte: Acervo pessoal das autoras.

Downloads

Publicado

2023-12-26

Edição

Seção

Dossiê Antropologia e/da Educação