‘PELA LUZ DOS OLHOS TEUS’:

UMA AUTOETNOGRAFIA PERSPECTIVISTA SOBRE DEFICIÊNCIA E APRENDIZADO DA PERCEPÇÃO

Autores

  • Ceres Karam Brum

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2447-9837.2023.n16.66303

Resumo

Este artigo apresenta alguns resultados dos diálogos que venho realizando entre a antropologia da educação (sobretudo na seara de uma antropologia da aprendizagem) e a antropologia da percepção, com o objetivo de entender como se configura a percepção visual em pessoas com nistagmo e visão monocular. Nesta autoetnografia, reflito a respeito da minha experiência como deficiente visual, analisando a percepção em uma perspectiva ecológica e fenomenológica como um processo educacional do aprendizado situacional de estar no mundo. A análise sobre a deficiência e percepção que pretendo realizar dialoga com a noção de deficiência como modo de vida (Diniz, 2007; Mello, 2019) e com o perspectivismo de Viveiros de Castro (2018), propondo uma abordagem que investe no entendimento da diferença como modo de vida perspectivado pela deficiência.

PALAVRAS-CHAVE:
Percepção. Autoetnografia. Perspectivismo. Aprendizagem.

IMAGEM: Fotografia dos olhos da autora. Autoria: Ceres Karam Brum (2023).

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Biografia do Autor

Ceres Karam Brum

Professora Titular do Departamento de Ciências Sociais, Universidade Federal de Santa Maria

IMAGEM: Fotografia dos olhos da autora. Autoria: Ceres Karam Brum (2023).

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Publicado

2024-02-29

Edição

Seção

Dossiê Antropologia e/da Educação