RUTH BENEDICT E A EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2447-9837.2023.n16.66593Resumo
Ruth Benedict (1887-1948) foi uma das mais proeminentes antropólogas do século XX. Alguns de seus trabalhos mais conhecidos foram os livros Padrões de cultura (1937) e O crisântemo e a espada (1946), que impactaram e influenciaram gerações de pesquisadores nas ciências sociais. Em sua produção acadêmica são menos enfatizados seus trabalhos dedicados à educação, ainda que esse tenha sido um tema relevante durante toda sua carreira, especialmente em diálogo com suas pesquisas com crianças. No artigo “Para que educamos?”, Benedict discute sobre o papel da pré-escola na sociedade americana, indicando sua singularidade cultural e problematizando falsas percepções que universalizam uma determinada concepção de educação e de infância.
PALAVRAS-CHAVE: Ruth Benedict. Antropologia da educação. Antropologia da criança. Educação pré-escolar.
Imagem: Crianças jogando. Fonte: “Para Que Estamos Educando?”, Artigo de Ruth Benedict.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).