TRÂNSITOS EPISTEMOLÓGICOS DA ETNOMUSICOLOGIA NO MÉXICO
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2447-9837.2023.n16.68145Resumo
Este artigo revisa como se formou o campo da etnomusicologia no México e os caminhos epistemológicos que está percorrendo atualmente, vinculados tanto às novas abordagens acadêmicas quanto às circunstâncias políticas de uma época que se supõe ser de grande transformação nacional. O presente trabalho nasce de um convite para refletir sobre esta matéria na conferência inaugural da IX Jornada de Etnomusicologia, VII Colóquio Amazônico de Etnomusicologia e IV Encontro Regional Norte da Associação Brasileira de Etnomusicología-ABET, realizada em Belém, Pará, em Agosto de 2022.
PALAVRAS-CHAVE: Etnomusicologia. México. Investigação-ação. Política cultural.
IMAGEM: Obra do artista Alec Dempster. Fonte: Autores.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2023-12-29
Edição
Seção
Espaço Aberto
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).