IÇÁ-MIRIM OU ESSOMERICQ:
O LEGADO DA PÓS-MEMÓRIA DO JOVEM CARIJÓ NA NORMANDIA
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2447-9837.2024.n18.68825Resumo
RESUMO:
Este artigo tem por objetivo investigar a presença da pós-memória nos documentos que fazem referência à vida de Binoit Paulmier, também conhecido como Içá-Mirim ou Essomericq, o filho do cacique carijó Arosca que foi levado à França no século XVI a bordo do navio L’Espoir. As produções dos descendentes deste ilustre personagem servem de ponto de partida para a nossa argumentação: uma do seu bisneto, o abade Jean Paulmier, e outra de Dorothée de Linares, catorze gerações mais tarde. Os estudos da memória e as pesquisas que vêm sendo realizadas no âmbito da pós-memória serviram como base teórica para mapearmos as significações que atravessam os discursos destes sujeitos. Com efeito, pudemos vislumbrar os impactos da presença de um indígena carijó na vida dos seus descendentes, além de lançarmos luz sobre uma situação extraordinária: a de um indígena brasileiro que se tornou aristocrata e deixou um longo legado às gerações futuras.
PALAVRAS-CHAVE: Pós-memória. Literatura. Binot Palmier. França. Século XVI.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).