ENTRE MOBILIDADES, COMPARAÇÕES E JULGAMENTOS:
A IMPORTÂNCIA DA HOSPITALIDADE EM UMA COMUNIDADE QUILOMBOLA
Resumo
O objetivo geral do artigo é o de entender o que é a receptividade e sua dinâmica presente nas visitas entre os moradores e as pessoas de fora de uma comunidade quilombola no Tocantins. Como objetivo especifico, o texto mostra como dois setores da comunidade, Colina e Pavão, entendem e comparam sua receptividade com a do outro através de julgamentos, observações e vigilância feitos por eles e entre eles. O interesse por investigar esse movimento se dá pelo destaque que a receptividade – o receber bem – tem para o grupo, e isso acontece tanto por um fator cultural seguir a receptividade de Vó Antônia, quanto por um fator politico, pois receber bem permite controlar aquele que é recebido. Assim, é possível concluir que, embora a receptividade seja um lugar-comum das famílias quilombolas, ela se dá de maneiras distintas a depender de quem chega e dos motivos e formas de sua chegada, constituindo grande parte da sociabilidade quilombola.
PALAVRAS-CHAVE: Quilombo. Hospitalidade. Sociabilidade. Antropologia.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).