“ALTERA PARTE”: exotismo, estereótipos e assimetrias
Abstract
O ensaio busca refletir e discutir sobre as assimetrias em que se apoiam a noção e figura do exotismo a partir de dois eventos passados, conhecidos como o Ano do Brasil na França e o ano da França no Brasil. Partindo deles, analisa as diferentes percepções e representações que a França e outros países europeus constroem em relação ao Brasil. Para isto, adota-se como premissa que os respectivos eventos constituem ainda hoje um bom exemplo para se pensar sobre o quanto a figura retórica do exotismo é capaz de provocar interesse no imaginário francês, muitas vezes, oscilando entre a nostalgia edênica tropical - revival do primitivismo - e outros estereótipos associados à desigualdade social, algo próximo daquilo que, depois de Roger Bastide, convencionou-se chamar no mundo francófono de “Brésil, terre des contrastes.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).