Tambores da afirmação: negritude e resistência no batuque dos negros do norte de minas
Abstract
Este texto oferece uma descrição inicial e sucinta de pesquisa em desenvolvimento junto às comunidades quilombolas do norte do estado de Minas Gerais, na qual se consideram as manifestações de batuques festivos como atos de reafirmação da negritude e instrumentos de luta política articulada pelas comunidades negras na validação de seus territórios ancestrais e no combate às permanentes ações de exclusão e discriminação que se lhes impõe pela sociedade e o Estado brasileiro. Apresenta-se uma contextualização histórica do que se considera o ´território negro da jahyba´, sequenciada pela descrição dos festejos culturais realizados por algumas das comunidades quilombolas da região, ora em contextos familiares e locais, ora em espaços e festas públicas das cidades circunvizinhas e mesmo na Praça dos Três Poderes em Brasília. Teoricamente os batuques são analisados enquanto “atos etnográficos” dadas sua performatividade, transmissão de valores e reprodução de relações sociais.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).