A licenciatura em Ciências Sociais: notas sobre o lugar da Antropologia
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2447-9837.2019v1n8.41080Abstract
Esse ensaio visa discutir o lugar da Licenciatura em Ciências Sociais na Universidade de Brasília (UnB) e, de maneira mais específca, o papel da antropologia nessa formação. Busca-se refetir sobre o descompasso entre essa formação nos níveis de graduação e de pósgraduação e o exercício do saber antropológico fora do universo da pesquisa acadêmica, na docência da disciplina sociologia na educação básica. Ao longo do texto, são analisados o currículo acadêmico do curso de Licenciatura em Ciências Sociais da UnB, bem como documentos ofciais que orientam o trabalho pedagógico na educação básica. Entende-se que a licenciatura é preterida em função do bacharelado, refetindo a hierarquização da pesquisa sobre o ensino no âmbito acadêmico. É discutida também a relação entre os campos da antropologia e da educação e suas consequências.
PALAVRAS-CHAVE. Ensino de Sociologia. Ensino Médio. Licenciatura. Antropologia. Formação de professores.
Downloads
References
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução n. 02 de 30/01/2012. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília, 2012.
________ Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996.
DAUSTER, Tania . Um diálogo sobre as relações entre etnografia, cultura e educação: representações e práticas. Linhas Críticas, v. 21, p. 39-56, 2015.
DINIZ-PEREIRA, J. E. A formação de professores nas licenciaturas: velhos problemas, novas questões. In: _______. Formação de professores: pesquisas, representações e poder. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2006
GIL, A. C. Didática do ensino superior. São Paulo: Atlas, 2012. 283p
GUSMAO, Neusa Maria Mendes de. Antropologia e educação: Origens de um diálogo. Cad. CEDES, v.18, p.8.
HANDFAS, A. ; TEIXEIRA, R. C. . A prática de ensino como rito de passagem e o ensino de Sociologia nas escolas de nível médio. Mediações - Revista de Ciências Sociais, v. 12, p. 131, 2007.
JINKINGS, Nise. Ensino de Sociologia: particularidades e desafios contemporâneos. Revista Mediações, v. 12, p. 113-130, 2007.
LEAL, Sayonara. Dispositivos de normatização do ensino de sociologia na escola: formação e saberes docentes de licenciandos em ciências sociais no distrito federal. Educação & sociedade, v. 39, p. 1, 2017.
LEAL, Sayonara; YUNG, Tauan. Por uma sociologia do ensino de sociologia nas escolas: da finalidade atribuída à disciplina à experiência social do alunato. Estudos de caso no Distrito Federal. Sociedade e Estado, v. 30, p. 773, 2015.
LEAL, Sayonara; JANSEN, Vanessa; NERIS, Kendy; MENEZES, Fernanda; BRANDÃO, Carolina. “Formação e saberes docentes para o ensino de Sociologia nas escolas: Reflexões sobre a licenciatura em Ciências Sociais da Universidade de Brasília”. UFRJ, Rio de Janeiro, 2012.
OLIVEIRA, Amurabi. Apresentação: Antropologia e Educação. Linhas Críticas, Brasília, DF, v.21, n.44, p. 11-17, jan./abr. 2015.
PEREIRA, Luiza Helena. Qualificando futuros professores de sociologia. Revista Mediações, v. 12, p. 143, 2007.
SARTORI, Ari José. “O ensino da Antropologia nos cursos de graduação: “o que ensinam” e “como ensinam”. Trabalho apresentado na 29ª Reunião Brasileira de Antropologia, UFRN, Natal RN, 2014.
SOARES, A. S. Licenciatura versus bacharelado: a cultura da polarização na formação inicial dos professores. Poíesis Pedagógica, Goiás, v. 9, n.1, jan/jun., p.109-123, 2011.
TAKAGI, Cassiana. “A formação do professor de sociologia do ensino médio: um estudo sobre o curso de ciências sociais da universidade de São Paulo”. Inter-Legere, v. 1, nº 18, 2016.
Downloads
Published
Issue
Section
License
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).