Vila em festa ou festa na vila?
Village party or party at the village? Tourism and resignification of June Festivities in the Paraiba’s countryside
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2447-9837.2021v1n12.59566Abstract
Este artigo discute a atuação e as estratégias dos “empreendedores do turismo” na produção e transformação das festas juninas locais em um produto turístico da cidade de Areia, na Paraíba. Baseado em um estudo de natureza qualitativa, metodologicamente suportado por dados etnográficos, provenientes da observação, de conversações informais e de entrevistas, a ênfase está nas atividades lúdico-religiosas realizadas na comunidade rural Chã de Jardim. Coteja também revisão bibliográfica específica, pondo em relevo a teoria da performance como abordagem capaz de oferecer uma alternativa à interpretação dicotômica que associa as mudanças culturais decorrentes da atividade turística à aculturação e à perda da autenticidade das comunidades receptoras. Os resultados sugerem que, tal qual a memória se reconstrói no presente e em função deste, as mudanças na forma de viver e celebrar as festas juninas parecem revelar um movimento contínuo de ressignificação das práticas socioculturais tradicionalmente estabelecidas para se adequar às necessidades do presente.
PALAVRAS-CHAVE: Festas populares. Turismo. Performatividade na cultura. Comunidade Chã de Jardim/PB.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).