O lugar das crianças como copesquisadoras
reflexões e provocações
Abstract
O artigo busca dar continuidade a reflexões já colocadas por pesquisadores/as no campo da investigação com crianças, sobretudo quando estas são tomadas como copesquisadoras em investigações científicas. Dialoga com concepções produzidas pela Sociologia, Antropologia e Pedagogia da Infância. Para estas, as crianças são sujeitos ativos e plenos, capazes de produzir suas próprias culturas infantis em relação com pares, adultos e objetos, sendo a infância compreendida como uma categoria social. Esse modo de compreender crianças e infância abre espaço para pesquisas que buscam produzir conhecimento com e sobre as crianças. Reconhece-se que já há um conjunto de reflexões que evidenciam diversos modos de se realizar investigações nessa direção. No entanto, considera-se que aprofundar o debate sobre o que já se encontra estabelecido, problematizando consensos, muitas vezes naturalizados, deve continuar sendo um dos papéis dos/as pesquisadores/as que investigam sobre/com crianças e suas infâncias.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).