Ekodidé no sambódromo: segredo ritual, candomblé e espaço público no carnaval paulistano
Resumen
A proposta desse artigo é retomar a discussão sobre o estatuto de segredo de certos rituais do candomblé a partir da exposição pública de elementos a ele associados. Nosso ponto de partida é um conflito estabelecido em São Paulo, durante o carnaval de 2014, motivado pelo samba-enredo e pelas alegorias e fantasias da escola de samba Grêmio Recreativo e Cultural Escola de Samba Estrela do Terceiro Milênio. Neste artigo buscamos descrever o desenvolvimento desse conflito e analisá-lo, a partir de uma abordagem sócio-antropológica que leve em conta o segredo ritual no candomblé e as disputas simbólicas estabelecidas por diferentes sujeitos sociais, a partir daquilo que para alguns constituiu uma exposição pública desses segredos.
Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2017-11-22
Número
Sección
Espacio abierto
Licencia
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).