El "campo" como lugar de encuentro entre especies
sobre cuidadores y animales en zoológicos
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2447-9837.2020v1n10.45273Resumen
O presente artigo trata de uma etnografia no Serviço de Parque Zoobotânico do Museu Paraense Emilio Goeldi, localizado na cidade de Belém (PA), acerca das experiências interespecíficas entre os profissionais nomeados tratadores e os animais cativos que constituem uma coleção natural do parque. Aqui descrevo e problematizo o trabalho no campo através desses encontros e práticas conservacionistas nas espacialidades dos recintos de animais. Reflito ainda sobre as implicações da conservação das espécies, do controle e da organização dos indivíduos por meio da estrutura das instalações e da arquitetura, bem como trato das possibilidades de realização de uma etnografia interespécies no ambiente cativo. Isso permite repensar o “campo” enquanto local de encontros interespécies: são inseparáveis as espécies heterogêneas, as coisas, os objetos e as práticas, que estão articulados no zoológico, onde humanos e não humanos se reúnem através de culturas, políticas e naturezas.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).