“A enfermagem cuida das pessoas, mas quem cuida da enfermagem?”
covid-19 em um hospital público da região metropolitana do Rio de Janeiro
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2447-9837.2020v1n10.55223Resumen
Este artigo apresenta algumas reflexões acerca do trabalho da equipe de Enfermagem no combate à covid-19 em um hospital público de Itaboraí - RJ. Para a realização deste texto foi utilizado o método etnográfico e de observação participante de uma das autoras que ali trabalha como Técnica de Enfermagem. Com base nas leituras de Van Gennep e Mary Douglas, consideramos que os trabalhadores da área da saúde vivenciam uma espécie de liminaridade constante em seu cotidiano, situando-se entre dois mundos, dois estados físicos e duas temporalidades: entre o hospital e a rua, entre a saúde e a doença, entre a vulnerabilidade e o poder, entre o passado "normal" e o novo presente/ futuro "pandêmico". Além disso, observou-se o drama da possibilidade da morte “solitária” dos doentes, a partir de um debate com Norbert Elias e o papel social da Enfermagem nesse processo liminar entre a vida e a morte.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).