O escândalo midiatizado como estratégia ideológica de luta política
Palavras-chave:
Escândalo midiatizado, Estratégia ideológica, Jornalismo, Luta política.Resumo
Neste trabalho, pretendemos analisar os discursos das revistas Veja, IstoÉ, e Época, publicadas em fevereiro e março de 2010, acerca do fenômeno político/midiático ─ o conhecido Caso Bancoop. Assim denominado pela mídia, o caso Bancoop refere-se a um suposto esquema de triangulação de recursos que teriam sido desviados da Cooperativa Habitacional dos Bancários de São Paulo, para a campanha de Luís Inácio Lula da Silva à Presidência da República, nas eleições de 2002; e à de Marta Suplicy ao governo de São Paulo, em 2006, passando por contas pessoais de diretores daquela Cooperativa e de dirigentes petistas. Nosso objetivo é compreender os modos de investimento ideológico nos discursos da mídia, que tendem às disputas políticas, e, a partir daí, estimular o olhar crítico ao consumo de conteúdos midiáticos, com vistas ao exercício da cidadania e à participação política.
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