Rural and (hyper) location: new possibilities journalistic | DOI: 10.21204/2359-375X/ancora.v3n1p214-230

Authors

  • Antonio Francisco MAGNONI Universidade Estadual Paulista
  • Giovani Vieira MIRANDA Universidade Estadual Paulista

Keywords:

Hyperlocal Journalism, Rural communication, Digital Culture, Media and Technology.

Abstract

The article aims to analyze the current scenario of breakthrough called Information and Communication Technologies (TICs) in the field of communication taking as analytical reference the changes in the information processes at the (hyper) local. These analysis will serve as a preamble to the discussion on the new scenario. The analysis will serve as a preamble to the discussion on the new scenario in which the rural Journalism building process directed to new vistas in the digital world and its implications at the local level is inserted.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Antonio Francisco MAGNONI, Universidade Estadual Paulista

Jornalista, doutor em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP. Pós-doutor em Indústrias Culturais pela Universidad Nacional de Quilmes da Argentina. Professor do Programa de Pós-Graduação em Mídia e Tecnologia e das disciplinas Jornalismo Radiofônico e Projetos Experimentais no Departamento de Comunicação Social da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação - FAAC-UNESP de Bauru. É tutor do Grupo PET "Interdisciplinar de Rádio e Televisão", dos Cursos de Comunicação e Design da FAAC e lidera o grupo de pesquisa do projeto inscrito no CNPq. Contato: afmagnoni@gmail.com

Giovani Vieira MIRANDA, Universidade Estadual Paulista

Jornalista, mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e graduado em Comunicação Social - Jornalismo (2014) da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp), campus de Bauru (SP). Pesquisador do Laboratório de Estudos em Comunicação, Tecnologia e Educação Cidadã (LECOTEC), vinculado à FAAC/Unesp. Contato: giovani.vieira.miranda@gmail.com

References

ANDERSON, C. W.; BELL, E.; SHIRKY, C. Jornalismo Pós-Industrial. Revista de Jornalismo da ESPM, São Paulo, n. 5, p.30-89, abril-junho.2013. Disponível em: <http://www.espm.br/download/2012_revista_jornalismo/Revista_de_Jornalismo_ESPM_5>. Acesso em: 25 abr. 2015.

CARVALHO, Juliano M.; CARVALHO; A.M.G. Do hiperlocal aos insumos criativos: as mutações do jornalismo na contemporaneidade. In: CARVALHO, Juliano M.; BRONOSKY (Org.) Jornalismo e Convergência. São Paulo, Cultura Acadêmica. 2014. p. 69-87

CARVALHO, Juliano M.; MIRANDA, Giovani Vieira; VIECENTE, Guilherme Henrique. Conceituação e Análise de um Jornalismo Hiperlocal na Era Digital. X X Conferência Brasileira de Mídia Cidadã e V Conferência Sul-Americana de Mídia Cidadã. Bauru (SP), 2015.

BARBOSA, S. Jornalismo digital e a informação de proximidade: o caso dos portais regionais, com estudo sobre o UAI e o iBahia. Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas, UFBA, Salvador (BA), Novembro de 2002. Disponível em: <http://www.bocc.ubi.pt/pag/barbosa-suzana-portais-mestrado.pdf>. Acesso em: 31 jun. 2015.

CASTELLS, M. A sociedade em rede. v. 1. São Paulo: Paz e Terra, 1999.

CASTELLS, M. Internet e sociedade em rede. In: MORAES, Dênis (Org.) Por uma outra comunicação: mídia, mundialização cultural e poder, 6ª edição. Rio de Janeiro: Record, 2012.

CASTILHO, C. Jornalismo Hiperlocal ganha adeptos na grande imprensa. Observatório da Imprensa. Disponível em: <http://www.observatoriodaimprensa.com.br/posts/view/jornalismo-hiperlocal-ganha-adeptos-na-grande-imprensa>. Acesso em: 25 abr. 2015

CASTILHO, C. Jornalismo hiperlocal: luz no fim do túnel. Observatório da Imprensa. Disponível em: <http://www.observatoriodaimprensa.com.br/posts/view/jornalismo_hiperlocal_luz_no_fim_do_tunel>. Acesso em: 25 abr. 2015.

HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. 4ª Ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.

JENKINS, H. Cultura da Convergência. 2. ed. São Paulo: Aleph, 2009.

LEMOS, A. Nova Esfera Conversacional. In: Dimas A Künsch, D.A, da Silveira, S.A, et al. Esfera Pública, redes e jornalismo. Rio de Janeiro. Editora. E-papers, 2009.

LEMOS, C.E.B; PEREIRA, R.M. Jornalismo hiperlocal no contexto multimídia: um relato da experiência do jornal-laboratório Contramão Online. XVI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste. São Paulo, 2011.

LEVY, D. A. L.; NEWMAN, N. Reuters Institute News Report 2014. University of Oxford: Oxford, 2014.

MAGELA, G; CARVALHO, G.B. O futuro da comunicação rural. Departamento de Economia Rural. UFPEL, 1999.

MAGNONI, A. F.; MELO, R. R. de. Os desafios da Comunicação Rural no estado de São Paulo. X X Conferência Brasileira de Mídia Cidadã e V Conferência Sul-Americana de Mídia Cidadã. Bauru (SP), 2015.

PERUZZO, C. M. K. Mídia Local, uma mídia de proximidade. Comunicação: Veredas, Ano 2 – nº 02 – novembro 2003. Disponível em: <http://revcom.portcom.intercom.org.br/index.php/comunicacaoveredas/article/viewFile/5105/4723>. Acesso em: 28 jul. 2013.

PERUZZO, C. M. K. Mídia Local e suas interfaces com a mídia comunitária no Brasil. Trabalho apresentado no Núcleo de Comunicação para a Cidadania, XXVI Congresso Anual em Ciência da Comunicação, Belo Horizonte/MG, 02 a 06 de setembro de 2003. Disponível em: <http://www.portcom.intercom.org.br/pdfs/99061099541813324499037281994858501101.pdf>. Acesso em: 28 jul. 2014.

PERUZZO, C. M. K.; VOLPATO, M. O. Conceitos de comunidade, local e região: inter-relações e diferenças. Artigo apresentado II Colóquio Binacional Brasil-México de Ciências da Comunicação, em abril de 2009. Disponível em: <http://www.espm.br/ConhecaAESPM/Mestrado/Documents/COLOQUIO%20BXM/S1/ cecilia%20krohling%20e%20marcelo%20volpato.pdf>. Acesso em: 15 jun. 2015.

SANTOS, M. A natureza do espaço: técnica e tempo – razão e emoção, 4º edição, 2 reimpressão. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2006.

Published

2016-03-28

Issue

Section

Pauta Livre | Free Theme Journalism | Temas Libres en el Periodismo | Thème Libre sur le Journalisme