DIREITOS HUMANOS: o que midiativismo e jornalismo podem aprender juntos?

Autores

  • Antonio Augusto BRAIGHI Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais | Brasil
  • Marco Túlio Pena CÂMARA Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais | Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-375X.2017v4n2.38367

Palavras-chave:

Midiativismo, (tele)jornalismo, Direitos Humanos.

Resumo

O objetivo do presente trabalho, com perspectiva ensaística, é, à luz da possibilidade de constituição de um conceito de midiativismo – e das investidas contemporâneas que se declaram filiadas a esta frente de intervenção social – entender o que ela pode ensinar ao (tele)jornalismo em relação aos Direitos Humanos. No entanto, considerar o binômio da militância superior a uma prática historicamente legitimada seria não apenas estabelecer hierarquias fundamentadas em vetores ideológicos, bem como acreditar na candura desse, quando, em verdade, ele também tem limitações na seara que se apresenta aqui como problema. Nesse sentido, o que o jornalismo – e mais especificamente a prática televisiva – poderia ensinar ao midiativismo em relação aos Direito Humanos? É o que se busca neste artigo, empreendendo mais provocações do que soluções, no sentido do fomento à reflexão acerca de uma questão latente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonio Augusto BRAIGHI, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais | Brasil

Professor vinculado ao Departamento de Linguagem e Tecnologia do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG). Doutor em Linguística do Texto e do Discurso (Estudos Linguísticos) pela Faculdade de Letras da Universidade Federal de 2 Gerais - FALE/UFMG (2016), Mestre em Estudos de Linguagens pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFET-MG (2012). Contato: antonioaugustobraighi@gmail.com

Marco Túlio Pena CÂMARA, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais | Brasil

Mestrando em Estudos de Linguagens pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), possui graduação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa (2013). Contato: marcotuliocamara@gmail.com

Referências

BRAIGHI, Antônio Augusto. Análise de telejornais. Rio de Janeiro: E-papers, 2013.

BRAIGHI, Antônio Augusto. Análise do Discurso Midiativista: Uma abordagem às transmissões simultâneas do Mídia Ninja. Tese (Doutorado em Letras) – Faculdade de Letras, UFMG, Belo Horizonte, 2016.

BRAIGHI, Antônio Augusto; ANGRISANO, Rafael; BARBOSA-SILVA, Robson; DAVID-SILVA, Giani. Imaginários discursivos midiáticos sobre policiais e manifestantes. In: Revista E-COM (Belo Horizonte) – UniBH, v. 9, p. 83-110, 2017.

CÂMARA, Marco Túlio Pena. Para nunca esquecer: uma análise discursiva de coberturas midiáticas impressas sobre o rompimento da barragem de Fundão, em Mariana. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagens. CEFET-MG. 2018.

CASTELLS, Manuel. Redes de indignação e esperança: movimentos sociais na internet. Rio de Janeiro: Zahar, 2013.

CHARAUDEAU, Patrick. Discurso das mídias. São Paulo: Contexto, 2012.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

GREIMAS, Algirdas. Sobre o sentido. Petrópolis: Vozes, 1975

JORDAN, Tim. Activism! Direct action, hacktivism and the future of society. London: Reaktion Books, 2002.

ONU. Declaração Universal dos Direitos Humanos. 1948

PERUZZO, Cicília. Comunicação nos movimentos sociais: o exercício de uma nova perspectiva de direitos humanos. In: Revista contemporanea - v.11, n.01, jan-abril 2013.

VIDIGAL, Ana Rosa. Trabalho Crítico. In: FAZENDA, Ivani; GODOY, Hermínia. (Orgs.). Interdisciplinaridade: pensar, pesquisar e intervir. São Paulo: Cortez Editora, 2014. p. 246-250.

Downloads

Publicado

2018-06-01

Edição

Seção

Pauta Livre | Free Theme Journalism | Temas Libres en el Periodismo | Thème Libre sur le Journalisme