JORNALISMO E COMPROMISSO SOCIAL: a arte do diálogo e das vozes plurais em Cremilda Medina

Autores

  • Cremilda MEDINA Universidade de São Paulo | Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-375X.2017v4n2.40090

Palavras-chave:

Jornalismo, Compromisso social, Dispositivos Midiáticos, Entrevista Cremilda Medina.

Resumo

Em entrevista concedida à pesquisadora Ana Lúcia Medeiros, editora convidada da revista Âncora, Cremilda Medina faz um resgate à própria trajetória e mostra como os dispositivos midiáticos podem se somar às formas de apuração clássicas, possibilitando um diálogo fluente que produza sentidos, fazendo aflorar o que temos de mais vivo na memória, possibilitando a abertura de novas perspectivas. Otimista, a jornalista, professora e pesquisadora Cremilda Medina deixa entrever que nem tudo está perdido para o jornalismo, tampouco para as pessoas na rotina cotidiana, apesar do caos que vivemos na realidade contemporânea. Uma entrevista que nos leva a crer que podemos viver de modo mais integrado, mais compartilhado. Com ou sem as máquinas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cremilda MEDINA, Universidade de São Paulo | Brasil

JORNALISTA. Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1986), mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1975). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Jornalismo e Editoração. Membro do conselho editorial das publicações acadêmicas Revista da USP e Reportagensaio - Jornalismo em Trânsito. No campo do jornalismo destacam-se as seguintes publicações: O Jornalismo na Nova República (1987), Entrevista, o diálogo possível (1986), Notícia, um produto à venda – Jornalismo na sociedade urbana e industrial (1988 ), Ciência e Jornalismo: da herança positiva ao diálogo dos afetos (2008), Atravessagem - Reflexos e reflexões na memória do repórter (2014) dentre outras obras de referência.

Referências

Obras Citadas na ENTREVISTA

BOSI, Ecléa. MEMÓRIA E SOCIEDADE : lembranças de Velhos. São Paulo: Edusp, 1979.

KONNER, Melvin. WHY THE RECKLESS SURVIVE...and other secrets of human nature. Paperback – July 1, 1991.

MEDINA, Cremilda. A ARTE DE TECER AFETOS: Signo da relação 2 – cotidianos. São Paulo: Casa da Setta, 2018.

MEDINA, Cremilda. SONHA MAMANA ÁFRICA. São Paulo: Ed. Epopéia/Sec. de Est. da Cultura , SP, 1981.

MEDINA, Cremilda; LEANDRO, Paulo Roberto. A ARTE DE TECER O PRESENTE. São Paulo: Média, 1973.

MEDINA, Cremilda. NOVO PACTO DA CIÊNCIA 4 - Sobrevivências no mundo do Trabalho. São Paulo: ECA/USP, 1995.

PEUCER, Tobias. Os relatos jornalísticos. In: REVISTA COMUNICAÇÃO & SOCIEDADE. São Paulo/SBCampo: Umesp. 2000. n. 33, p. 14 -15 RODRIGUES, Nelson. Os idiotas da objetividade in O HOMEM FATAL. Disponível em: <http://www.citador.pt/textos/os-idiotas-da-objetividadenelson-rodrigues >. Acesso em 19 outubro 2017.

Downloads

Publicado

2018-06-01