O JORNALISMO COMO NARRATIVA DO PRESENTE: reflexões e relatos de práticas e processos

Autores

  • Ana Lúcia MEDEIROS [Editora Convidada] Universidade Federal da Paraíba | Brasil
  • Joana Belarmino de SOUSA Universidade Federal da Paraíba | Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-375X.2017v4n2.40123

Resumo

A Revista Latino-americana de Jornalismo – ÂNCORA disponibiliza a sua sétima edição [V.4 N.2] sob o título “O JORNALISMO COMO NARRATIVA DO PRESENTE: reflexões e relatos de práticas e processos”, incentivando tanto a exploração das discussões clássicas sobre o tema, como as produções contemporâneas que participam ou dialogam com esse conjunto de questões.

Organizar este número da revista constituiu-se num desafio de grande monta. Desafio que principiou com a tarefa de substituirmos a experiência, a perícia e a vasta competência do professor Pedro Nunes, editor da revista desde a sua criação em 2014, e que passou às nossas mãos o nobre trabalho de edição da mesma, a partir de 2017.

Ainda nesses primeiros parágrafos, gostaríamos de fazer um agradecimento especial ao professor Pedro Nunes, pela generosidade, cuidado e colaboração sistemática que nos ofertou ao longo desses meses, o que tem se constituído em auxílio inestimável a fim de que houvéssemos chegado até aqui. É, pois, ao professor Pedro Nunes, que dedicamos este número de Âncora, com os seus acertos, mesmo com as falhas, que são alertas necessários para que nos inspiremos em sua força de vontade, disciplina e trabalho árduo, a fim de mantermos e consolidarmos o patamar de excelência que ele começou a construir para a nossa revista.

Comecemos então com uma breve apresentação do nosso dossiê temático, que contou com a participação da pesquisadora Ana Lúcia Medeiros, como editora convidada, cujo entusiasmo e trabalho árduo foram fundamentais para o êxito e a qualidade do dossiê. A ordem das publicações deu ao mesmo uma arquitetura singular. Num primeiro bloco, estão três artigos mais reflexivos, os quais, em certa medida, dialogam entre si. O segundo bloco enfeixa cinco artigos de ordem mais técnica e prática, ainda que, todos eles, primem pela argumentação e a reflexão teóricas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Lúcia MEDEIROS [Editora Convidada], Universidade Federal da Paraíba | Brasil

JORNALISTA. Doutora e mestre em Comunicação pela Universidade de Brasília.  Estágio dou­toral na Université de Rennes-1 – França. Aperfeiçoamento e estudos pós-dou­torais na Universidade Federal da Bahia. Graduada em Comunicação Social – Jornalismo pela Universidade Federal da Paraíba. Atuou como professora na Universidade Católica de Brasília e professora substi­tuta na Universidade de Brasília. Autora dos livros “Noticiador-Noticiado” (Insular-2015) e “Sotaques na TV” (Annablume – 2006). Idealizou e coordenou agências de comu­nicação; foi repórter do Jornal da USP e Ombudsman (Secom/UnB). É pesquisadora de Desenvolvimento Científico Regional do Laboratório de Jornalismo e Editoração (Laje/CCTA-UFPB).

E-mail: analumbr@yahoo.com.br

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9022043664068608

Joana Belarmino de SOUSA, Universidade Federal da Paraíba | Brasil

JORNALISTA. Doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2004). Mestra em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Paraíba (1996). Desenvolve pesquisas nas áreas de jornalismo, acessibilidade à comunicação, ciberativismo, cegueira e percepção tátil. Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Jornalismo da UFPB (2012-2014). Colaboradora nas publicações Mídias Digitais & Interatividade (2009), Interfaces jornalísticas: ambientes, tecnologias e linguagens (2011).

E-mail: joanabelarmino00@gmail.com
Lattes: http://lattes.cnpq.br/4094182373650406

Downloads

Publicado

2018-06-01