MÍDIA NINJA, JORNALISMO CIDADÃO ONLINE E A PROFISSIONALIZAÇÃO DO JORNALISTA NO BRASIL

Autores

  • Juliana Bulhões Alberto DANTAS Universidade de Brasília | Brasil
  • Priscila Dallva de Oliveira FALCÃO Queen's University | Canadá

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-375X.2018v5n1.42046

Palavras-chave:

Narrativas jornalísticas, Mídia Ninja, Movimento Social, Profissionalização do Jornalismo, Jornalismo Cidadão Online.

Resumo

A Mídia Ninja, criada em 2013, é um coletivo de comunicadores que produz conteúdo jornalístico cidadão utilizando exclusivamente plataformas online. Refletir sobre o surgimento e a popularização do grupo no contexto da atual fase da profissionalização do jornalismo no Brasil é nosso principal objetivo com a investigação. Para a realização desse estudo de caso, traçamos uma linha histórica sobre o jornalismo profissional no Brasil; tratamos do contexto de surgimento do coletivo e suas características, trazendo aproximações ao termo jornalismo cidadão online; por fim, chegamos à conclusão que a Mídia Ninja, além de ser fruto da realidade digital, nasce, se populariza e desenvolve suas narrativas em um complexo contexto do mercado de trabalho jornalístico, sobre o qual discutimos no decorrer do trabalho.

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Biografia do Autor

Juliana Bulhões Alberto DANTAS, Universidade de Brasília | Brasil

Doutoranda em Comunicação Social pela Universidade de Brasília, linha Jornalismo e Sociedade. Mestra em Estudos da Mídia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, jornalista e radialista pela mesma instituição. Email: julianabulhoes.ad@gmail.com.

Priscila Dallva de Oliveira FALCÃO, Queen's University | Canadá

Mestranda em Estudos Culturais pelo Departamento de Filme e Mídia da Queen's University, Kingston, Canadá. Publicitária pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Email: pri_dallva@hotmail.com.

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Publicado

2018-10-05

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